As autoridades norte-americanas contabilizaram 23 mortos, resultado de um tornado que assolou o condado de Lee, no estado do Alabama, Estados Unidos, este domingo. Os ventos chegaram aos 266 quilómetros por hora, deixando um rasto de destruição com cerca de 400 metros de diâmetro.
O Xerife do condado, Jay Jones, disse à agência de notícias Associated Press que o número de mortos pode ainda aumentar, já que várias pessoas foram hospitalizadas e outras estão dadas como desaparecida. Desconhece-se, no entanto, o número exacto de pessoas sem contactar os familiares.
As autoridades foram obrigadas a suspender as operações de resgate durante a noite devido à “enorme quantidade de detritos”. Um primeiro balanço apontava para 14 mortos, numero que agora foi actualizado.
Segundo o Xerife, o tornado percorreu vários quilómetros e causou uma “destruição catastrófica” num raio de 400 metros no Estado de Alabama, sudeste dos EUA. Na tarde de ontem foram lançados vários alertas em diferentes locais dos estados do Alabama, Georgia, Florida e Carolina do Sul.
O serviço meteorológico norte-americano previa a manutenção de mau tempo severo durante o resto do dia.
C/DN.pt
Foto: wpri.com