Rita Pereira, que está de férias na ilha do Sal com o filho e o namorado, usou a sua conta no Instagram para dizer que está triste porque os turistas que visitam o país ficam fechados nos hotéis, não conhecem a cultura e nem a essência de Cabo Verde. A atriz fez este desabafo após ouvir os lamentos dos vendedores em Santa Maria.
Há alguns dias no país a atriz teve a oportunidade de conhecer alguns dos locais mais turísticos, assim como de falar com gente da terra. Foi numa destas ocasiões que ouviu algo que a marcou e que partilhou com os seguidores do Instagram. “Viajar é criar memórias, é rejuvenescer, é ir à aventura, é ganhar mundo, é cuidar da alma, é ficarmos mais ricos, é felicidade. Mas acho que deve ser felicidade tanto para quem viaja como para quem é visitado”, escreveu na sua conta no Instagran.
“Ontem à conversa com algumas pessoas no centro de Santa Maria, percebi que estavam em baixo porque ‘os turistas ficam fechados nos hotéis e não vêm conhecer a nossa cultura, a nossa essência’… Fiquei triste com aquelas palavras mas sobretudo com o olhar”, confessa, lembrando que estas pessoas vivem do turismo.
Neste sentido, aproveitou para deixar uma dica: “se tiverem possibilidade, vão aos seus restaurantes, às lojas, aos bares, aos mercados de rua. É para eles uma grande ajuda”. A atriz que tem vindo a partilhar várias fotos de viagens, ontem mostrou-se particularmente encantada com “um paraíso” de sonho que descobriu, apesar de já ter estado diversas vezes na ilha, a “Praia do Cemitério das Conchas.”
“Já vim imensas vezes à ilha do Sal e nunca tinha vindo a esta praia. Chama-se praia cemitério das Conchas, mas na verdade são milhões de búzios partidos. O que para mim é sinónimo de paraíso. Só queria conseguir encher um contentor com estes búzios para o meu jardim. Que sonho!!! É mesmo impressionante e é lindooo!!!”, escreveu a atriz na publicação, acompanhada de uma foto.
A actriz, que já esteve, por exemplo, em São Vicente onde participou no Carnaval de 2016, e em eventos na cidade da Praia, disse ainda que fartou-se de procurar informação sobre a referida praia mas sem sucesso. “Nem os locais me souberam explicar. Alguém sabe?!”
De imediato surgiram várias respostas dos internautas, explicando que os búzios quebrados são resultado da pesca desenfreada de búzios para consumo local.