Pub.
Mundo

Após Eunice, tempestade Franklin chega ao Reino Unido

Pub.

A autoridade responsável pelo serviço de  meteorologia no Reino Unido, o Met Office, deu ontem, domingo, nome a mais uma tempestade, Franklin, que se calcula que irá ficar no território até ao fim do dia de hoje, segunda-feira. Prevê-se que a tempestade agrave os estragos que já foram registados com “Eunice”.

A chegada desta nova intempérie já causou graves inundações na Irlanda do Norte, em Yorkshire e Manchester, sendo que vários cidadãos foram forçados a deixar as suas casas por segurança. Alguns comboios foram também aconselhados a não viajar.

Publicidade

“Franklin” aparece dias depois da tempestade Eunice, que matou três pessoas e deixou 1,4 milhões de casas sem energia, com quase 56 mil ainda à espera de voltar a ter o serviço conectado.

O Met Office  emitiu dois avisos meteorológicos para ontem à noite e hoje, segunda-feira: um aviso laranja de vento no norte da Irlanda do Norte e um aviso amarelo de vento no País de Gales, Irlanda do Norte e a maior parte de Inglaterra, bem como partes do sudoeste da Escócia, até ao início da tarde do dia de hoje.

Publicidade

Segundo a BBC, mais de 150 alertas de inundação foram registados em todo o norte da Inglaterra, com Yorkshire e Manchester a serem as localidades mais atingidas.

Para se perceber o impacto da nova ameaça meteorológica, na noite de ontem a Agência do Meio Ambiente North West partilhou um vídeo que mostra as comportas da barragem de Didsbury, em Mersey a serem abertas para proteger as 5.000 casas naquela zona de ficarem inundadas.

Publicidade

C/Noticiasaominuto.com

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo