Pub.
Mundo
Tendência

“Anatomie d’une chute” vence Palma de Ouro em Cannes 2023

Pub.

O filme “Anatomie d’ une chute” da diretora francesa Justine Triste venceu a Palma de Ouro do 76º Festival de Cinema de Cannes, realizado na França. A cineasta é a 3ª mulher a vencer a principal categoria do evento, uma das mais importantes premiamos do cinema europeu e uma das maiores do mundo. 

Este prêmio é dedicado a todas as jovens realizadoras e a todos os jovens realizadores: todos aqueles que hoje não conseguem fazer filmes. Devemos dar-lhes espaço, o espaço que ocupei há 15 anos num mundo menos hostil, onde ainda era possível errar e recomeçar”, disse a cineasta.

Publicidade

Ao todo, 21 filmes concorriam ao Palma de Ouro. Para além do “Anatomie d’ une chute”, o filme “The Zone of Interest”, do diretor Jonathan Glazer foi distinguido com o Grande Prémio, a segunda maior premiação de Cannes. Já o Prémio do Júri foi para “Kuollet Lehdet”, de Aki Kaurismaki.

Além disso, o japonês Koji Hashimoto venceu o prémio “Melhor Ator” por sua performance em “Perfect Days”, de Wim Wenders, enquanto a turca Serve Dizdar ganhou como “Melhor Atriz” por “Kuru Otlar Ustune” dirigido pelo cineasta Yuri Bilge Ceylan. 

Publicidade

C/Agências

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo