Pub.
Mundo
Tendência

Aldeia suíça escapa “por um fio” a enorme avalanche de rochas

Pub.

A aldeia Brienz, na Suíça, escapou por um “fio de cabelo” a um grande deslizamento de rochas. O fenômeno natural já era esperado e, para precaver vítimas humanas, os 84 habitantes foram retirados do local no dia 12 de maio depois de aviso de instabilidade no pico Insel. Como previsto, ocorreu um deslize de 1,5 milhões de toneladas de rocha antes da meia-noite desta quinta-feira em direção a vila.

Para alívio da população e das autoridades, a avalanche parou muito perto das habitações, mesmo em frente de Brienz. Cerca de 1,5 a 1,9 milhões de metros cúbicos de rocha soltaram-se, de acordo com o geólogo, Stefan Schneider, responsável pelo serviço de alerta precoce no cantão de Grisões. O geólogo disse esta sexta-feira aos jornalistas que as rochas derrubaram as árvores como se fossem meros fósforos e destruíram uma pequena cabana um pouco acima de Brienz.

Publicidade

Apesar da sorte, a segurança da vila ainda não está garantida. Entretanto, as autoridades levantaram o nível de alerta máximo por volta do meio-dia de ontem, tornando possível o regresso dos habitantes às aldeias vizinhas de Brienz por comboio e estradas. Porém, ainda não foi autorizado o regresso dos moradores da referida vila às suas casas.

C/ Dn.pt

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo