Pub.
Escolha do Editor

Presidente da Ligoc satisfeito com qualidade dos desfiles de carnaval

Pub.

O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficias do Carnaval de São Vicente  (Ligoc) faz um balanço “muito positivo” dos desfiles dos cinco grupos oficiais, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, Vindos do Oriente e Estrelas do Mar. Sobre o atraso na saída da última agremiação, Estrela do Mar, Marco Bento responsabiliza terceiros, mas recusa clarificar se o grupo será ou não penalizado. 

“Conseguimos ver claramente que temos todas as condições para fazer um bom Carnaval em São Vicente, ainda mais com cinco grupos oficiais. É claro que isto nos coloca alguns desafios porque temos um trajecto que é complicado”, afirma o presidente da Ligoc, que se mostra muito satisfeito com a qualidade apresentada. 

Publicidade

Este admite no entanto que ainda persistem alguns problemas que, no caso de ontem por exemplo, resultaram no atraso da saída do grupo Estrelas do Mar, que deveria entrar na avenida às 18 horas, conforme a programação, mas só conseguiu por volta das 19h30 minutos. Marco Bento explica que o atraso foi originado por pessoas que estacionaram as suas viaturas na via onde fica a dispersão dos carros alegóricos. 

Instado a precisar se Estrelas do Mar será penalizado por causa do atraso, Marco Bento diz que é preciso fazer uma análise profunda em termos de grupos porque, para  houve também dificuldades na manobra dos aparelhos que colocam os reis e rainhas nos carros alegóricos por causa do espaço que é apertado. “Esta é uma analise que o júri terá de levar em conta. Temos de ver se há ou não espaço para penalizações ou se foi alheio ao grupo. Mas neste momento é muito prematura dizer qualquer coisa.”

Publicidade

Quanto aos problemas de som que foram sentidos no desfiles de alguns grupos, com maior ênfase no Vindos do Oriente que praticamente atravessou toda a Rua de Lisboa sem o seu carro de som, Marco Bento lembra que este não é um quesito em avaliação. “Os grupos são avaliados em nove quesitos: música, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, evolução, comissão de frente, harmonia, enredo, carro alegórico e adereços. No caso, é exigido que o grupo e a bateria continuem a evoluir normalmente se houver falhas no trio onde seguem os interpretes e os instrumentos.”

Já sobre o desfile de carnaval em si, o presidente da Ligoc não tem duvidas que ultrapassou as expectativas da própria Liga, não obstante os atrasos que, no caso, frisa, foram originados por terceiros. “Conseguimos fazer um desfile sem grandes problemas. Por termos cinco grupos oficiais, condicionou um bocadinho. Exigiu mais esforço da Ligoc para que tudo decorresse da melhor forma”, acrescenta Marco Bento, para quem o que se viu foi um Carnaval de grande nível em todos os aspectos. 

Publicidade

Relativamente a classificação, este prefere não fazer qualquer prognostico, delegando as responsabilidades ao corpo de jurados que, afirma, tem muito trabalho pela frente. Mas, independente do resultado, Marco Bento destaca o “enorme esforço” feito e apresentado pelos grupos no asfalto. “Todos merecem uma boa pontuação”, conclui.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo