A ilha do Maio amanheceu hoje com a presença do navio Vasco da Gama no Porto Inglês, a primeira embarcação de cruzeiro a atracar e a desembarcar passageiros nessa infraestrutura portuária após a sua renovação. Esta é a segunda vez que o barco com bandeira portuguesa chega à referida ilha, mas é a sua primeira atracação.
A Enapor informa que o navio, proveniente do Porto Grande do Mindelo, chegou pelas 9 horas com 631 passageiros e zarpa para a ilha de Santiago ainda hoje pelas 19 horas. Pertencente à companhia Cruise and Martime Voyages, a embarcação costuma fazer tours pelas ilhas de Cabo Verde, tendo estado em S. Vicente, Santo Antão, Sal, Boa Vista, Santiago e Maio. O navio com 30,8 metros de largura e 219,4 de comprimento pode transportar 1000 passageiros e foi renovado em 2021.
A Enapor prevê 122 escalas de navios cruzeiros nos diversos portos de Cabo Verde em 2023. No mês de janeiro registou 31 chegadas e, de 5 a 9 de fevereiro, o arquipélago recebeu 7 escalas nas ilhas de S. Vicente, Santo Antão, Sal e Santiago.
O Porto Inglês recebeu obras de expansão e reabilitação orçadas em 2.200 milhões de escudos, financiadas pelo BAB, a União Europeia e o Estado de Cabo Verde, que foram inauguradas no dia 27 de setembro do ano passado. A intervenção consistiu na reabilitação da ponte-cais existente com 350 m de comprimento, construção de duas novas rampas roll-on/roll-off com uma área de 4.500 m2, reabilitação e extensão da plataforma logística de 5.000 para 11.000 m2, construção de um quebra-mar de 150 m de extensão, protecção marítima num comprimento de 150 m e construção de uma nova estrada de acesso com 800 m de comprimento.