EconomiaEscolha do Editor
Tendência

Utilizadores do cartão Vinti4 vão poder fazer depósitos nas máquinas ATM

Os utilizadores do cartão Vinti4 vão passar a poder fazer depósitos nas caixas automáticas. A SISP – Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos – confirmou ao Mindelinsite que vem certificando ATM’s que permitem o depósito de notas, além das outras habituais operações. A empresa explica que o portador do cartão electrónico coloca o dinheiro directamente na gaveta receptora e, após a devida validação, o montante é adicionado de forma imediata na sua conta bancária.

Esta operação, conforme a SISP, traz as suas vantagens: “É fácil e rápida – de forma muito simples o portador pode realizar os seus depósitos em qualquer ATM; Crédito imediato ‐ os depósitos são imediatamente creditados na sua conta, ou seja, em tempo real; A operação pode ser feita em qualquer horário ou dia; E, no contexto actual da pandemia, no âmbito da mitigação e prevenção da Covid-19, garante o descongestionamento dos balcões das agências, assim como o contacto presencial com os operadores.”

São aceites no processo de depósito notas de 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 escudos. O serviço, acrescenta a SISP, permite ainda a reutilização das notas depositadas em levantamentos. 

A tecnologia usada é certificada e, segundo a empresa, as notas depositadas são validadas instantaneamente. Já as inválidas ou falsificadas são logo recusadas. “O terminal e o sistema são implementados para que as tentativas de depósito de notas falsas sejam rejeitadas, devolvendo‐as ao cliente“, assegura a SISP.

O serviço, que entrou em fase piloto de produção desde 2020, está disponível a todos os clientes portadores do cartão Vinti4, nos caixas certificados para o efeito. A empresa avança que existe de momento apenas um ATM na cidade da Praia que disponibiliza esse serviço, havendo a previsão de aumentar para 3 até o final do ano.

Após a certificação do equipamento para o reconhecimento e tratamento eletrónico seguro da moeda CVE, os bancos, que adquirem os ATM, passam então a dispor dessa possibilidade para integração gradual e faseada dessa oferta, de acordo com a sua estratégia própria. Deste modo, esse tipo de ATM passa a coexistir com os modelos habituais, não estando previstas substituições em massa e simultânea para todas as máquinas anteriores.


Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo