Pub.
Economia
Tendência

“Tudinha”: Costura em casa na esperança de abrir atelier no Mindelo

Pub.

Gestrudes Lima Nobre, mais conhecida por Tudinha, é uma costureira de mão-cheia – os resultados expostos no Facebook atestam a qualidade do seu empenho – que trabalha em casa, mas sonha em abrir o seu atelier em S. Vicente. Confiante, esta profissional já acumula muitos anos de experiência, tendo passado por fábricas em S. Vicente e um privado na Capital. Decidiu trabalhar por conta própria e espera “conquistar” os mindelense.  

Em conversa exclusiva com Mindelinsite, Tudinha conta que começou a costurar desde os seus 17/18 anos. Trabalhou durante cinco anos nas fábricas Simplicidade, Cabo Verde Cloting e EuroÁfrica. De seguida mudou-se para Praia e fixou residência na Capital por 17 anos. Paralelamente, fazia algumas costuras em casa. “Regressei para S. Vicente e decidi trabalhar, pela primeira vez, por conta própria. Nesta fase, transformei um dos quartos da minha residência, em Chã de Marinha, em atelier. Mas o meu sonho é abrir um espaço próprio no Mindelo”, diz.

Publicidade

 

Bolsas

Vontade de superar não lhe falta, mas por agora a prioridade, afirma esta profissional, é conquistar uma clientela razoável para garantir alguma sustentabilidade. Para isso, Tudinha conta com o “passa palavra” entre os clientes e a divulgar os seus trabalhos no Facebook. E começa a ter retorno. “As pessoas começaram a me procurar em maior número depois que comecei a divulgar o meu trabalho nas redes sociais. Faço roupas, bolsas e almofadas. Gosto de manusear tecidos africanos, mas faço de tudo um pouco. Alguns clientes trazem os seus modelos, mas também faço sugestão”, pontua.  

Publicidade

Os materiais e acessórios são comprados no mercado nacional, mas os tecidos africanos são adquiridos junto de um fornecedor que os importa da Costa do Marfim. “O meu fornecedor vai propositadamente à Costa do Marfim escolher tecidos com qualidade. Por isso, os clientes têm a garantia de que as suas encomendas são feitas com produto de qualidade. É um pré-requisito para fixar os meus clientes, até porque é a primeira vez que trabalho por conta própria. Tenho responsabilidade para com os clientes.”

Vestido

Mãe de três filhos, Tudinha afirma não ter pressa porque conta com apoio do seu companheiro, o que lhe dá alguma margem de manobra. Mas está confiante em realizar o sonho do atelier em breve porque as encomendas têm vindo a aumentar. “Devagar estou a conquistar São Vicente”.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo