A bruma-seca, que tem assolado o céu de Cabo Verde nos últimos dias, começou a dissipar-se e a permitir o movimento de aeronaves no aeroporto internacional Cesária Évora, em S. Vicente. Para hoje estão previstas as chegadas de sete voos internacionais com curtos intervalos, provenientes de 3 países da Europa.
O primeiro a aterrar é o voo LG393 da Luxair – Luxemburgo, previsto para tocar o solo às 10 horas e 55 minutos. Quinze minutos mais tarde chega a viagem VR611 da TACV, que foi obrigado a retornar a Lisboa depois de estar a 45 minutos de Cabo Verde.
A ligação seguinte será a da Transávia, que deve chegar às 11:29 vinda de Paris, capital da França. Mais três voos da Transportadora Aérea Portuguesa (TP3792, TP1557 e TP3794) estão na lista de chegada, todos a partir de Lisboa, com aterragens programadas para as 11:49, às 13 horas e 13:35 minutos, respectivamente.
O sétimo voo é o da TuI Netherlands (Holanda) esperado pelas 13:05 minutos, mas com partida do aeroporto do Sal.
Um controlador aéreo abordado pelo Mindelinsite confirmou esse extraordinário movimento na pista do aeroporto Cesária Évora a partir das 11 horas desta manhã. Este assegurou que a visibilidade melhorou, pelo que não haverá problemas na aterragem dos aviões. Explicou que essa fila foi provocada pelo cancelamento e adiamento de voos por causa da bruma-seca.
Em paralelo, os voos domésticos estão a retomar a normalidade. Para hoje estão programadas 4 viagens para S. Vicente entre o período da tarde e a noite.