A ilha de Santo Antão será palco no dia 29 de setembro da 1ª Conferência Internacional de Turismo de Natureza, que irá reunir no concelho da Ribeira Grande especialistas, organizações e operadores cabo-verdianos e de outras latitudes em turismo de aventura e de montanha. O objectivo do evento, que acontece no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo (celebrado a 27 de setembro) é debater os novos caminhos do sector a nível nacional, num momento em que Cabo Verde procura diversificar as áreas de oferta e promover um turismo de base sustentável e ecológica.
Oradores, operadores, professores universitários, consultores e representantes de alguns países vão apresentar as suas experiências no setor do turismo de natureza. O destaque vai para as presenças da Diretora Regional da Organização Mundial do Turismo para África, Elcia Grandcourt, o Diretor-Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe, Eugénio Neves, o Diretor Regional da Mobilidade dos Açores, Rui Coutinho, e o especialista em turismo de natureza do Instituto do Turismo de Portugal, João Portugal.
A conferência, organizada pelo Ministério do Turismo e Transportes, será acompanhada por representantes de alguns dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, casos do Banco Mundial e da União Europeia, além dos enviados das embaixadas de Portugal, Espanha e Luxemburgo. O encontro será aberto por Ulisses Correia e Silva e estão previstas actividades paralelas, como a corrida Santo Antão Triangle Trail, que acontece entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro.
O programa comporta a apresentação de seis painéis, que irão debater as políticas públicas no sector do turismo, a sustentabilidade do turismo nos espaços naturais, a participação do poder local no turismo, a contribuição da cooperação internacional para a sustentabilidade do turismo em C. Verde, caminhos vicinais – património, história e turismo e o palel do sector privado nos investimentos verdes e na economia azul.