O Ministério do Turismo e Transportes fará esta tarde a apresentação do projecto “Gestão Sustentável do Ecoturismo de Tartarugas Marinhas em São Pedro” em acto a decorrer nesta localidade piscatória da ilha de S. Vicente. Esta é uma iniciativa que, conforme o MTT, visa dar sustentabilidade económica e social de longo prazo à prática de observação de tartarugas na paradisíaca praia de S. Pedro e que tem estado a ganhar adeptos. Ao mesmo tempo, o projecto tem em vista a proteção dos recursos marinhos dos quais as tartarugas dependem.
Há cerca de cinco anos, enfatiza nota remetida à nossa redação, a comunidade piscatória de São Pedro introduziu uma nova oferta turística em São Vicente, disponibilizando passeios de barcos de pesca artesanal, seguidos de mergulho com tartarugas marinhas-verdes (Chelonia mydas), atraídas pela comida. “O sucesso desta iniciativa de ecoturismo atraiu outros prestadores de serviços turísticos para o local, como guias e centros de mergulho, mas também trouxe desafios, como o controlo inadequado do cumprimento das normas e a falta de conhecimentos especializados necessários”, frisa o MTT.
A linha costeira de Cabo Verde, relembra, é um dos recursos mais preciosos do país. No entanto, o referido ministério salienta que a rápida expansão do setor do turismo trouxe ameaças substanciais aos ricos, mas frágeis, ecossistemas costeiros e marinhos. Relembra que as águas do arquipélago albergam cinco das sete espécies de tartarugas marinhas.
A socialização do projecto estará a cargo do Instituto do Turismo de Cabo Verde, em representação do ministério, e o acto presidido pelo ministro do Mar.