Pub.
Economia
Tendência

Produtos importados aumentaram 2,1% em junho

Pub.

Os preços dos produtos importados aumentaram 2,1% em julho de 2023, valor superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com informações avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística em comunicado. 

Em junho, diz o INE, o índice de preços da importação situou-se em 137,9, tendo registado um acréscimo de 2,1% relativamente ao mês anterior. Revela ainda que os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 2,2% e 1,9% face ao registado no mês anterior. “O aumento dos preços ocorreram nas categorias de grupos “Bens de Consumo” (1,7%): justifica-se com a subida dos preços de “Produtos alimentares primários” (2,8%); “Bens Intermédios” (4,1%): o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (6,9%); “Bens de capital” (0,6%): deve-se à subida de preços de “máquinas” (0,9%); e “Combustíveis” (1,9%): prende-se com a subida da única subcategoria, denominada “Combustíveis” (1,9%)”, detalha.

Publicidade

Em termos homólogos, prossegue, os índices de preço da importação aumentaram 17,4% relativamente à julho de 2022. Os índices subjacente e volátil registaram acréscimos de 18,0% e 15,6%. Relativamente ao índice de preços na exportação, afirma,  em julho deste ano situou-se em 114,4, correspondendo a um decréscimo de 0,6% face ao mês anterior, enquanto os índices subjacente e volátil registaram decréscimos de 0,6% e 0,7% respetivamente, face ao registado no mês anterior.

“A taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou- se em 7,7%. Comparativamente ao mês de julho de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 6,3% e 12,0%, respetivamente”, diz a mesma fonte, realçando que o Índices de Termos de Troca situou-se em 83,0, registando-se uma diminuição de 2,7%, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -8,2%, acrescenta o INE.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo