O renovado navio Nôs Ferry Mar d’Canal foi visto anteontem em manobras na baía do Porto Grande, depois de um ano inactivo por conta das reparações a que foi sujeito na Cabnave. Contactado pelo Mindelinsite, o armador Adriano Lima avançou que a embarcação está a ser submetida aos últimos testes às máquinas por técnicos dos estaleiros navais da Cabnave, antes de ser formalmente entregue. A estimativa desse sócio-gerente do barco é que essa prova termine amanhã.
Até o momento, adianta Adriano Lima, os testes têm estado a decorrer normalmente. Os mesmos têm sido acompanhados por representantes da companhia armadora, das autoridades marítimas e por um especialista de uma empresa norte-americana responsável pela classificação do navio. Como explica Lima, Nôs Ferry Mar d’ Canal terá uma nova classificação por causa da profunda remodelação a que foi alvo. Além disso, acrescenta, todo o navio precisa ser classificado para poder operar.
Depois do anúncio de algumas datas para o início das viagens do navio, Adriano Lima espera que tudo esteja pronto para Nôs Mar d’Canal atravessar o Ilhéu dos Pássaros rumo à ilha de Santo Antão na primeira semana de outubro. Neste momento, a empresa aguarda pelo término dos testes e a entrega formal do barco pela Cabnave. Após isto, prossegue, o mesmo será sujeito a uma vistoria pelas autoridades marítimas.
O navio, recorde-se, saiu dos estaleiros no dia 23 de julho rumo ao cais internacional do Porto Grande, um ano e 15 dias após iniciar uma profunda remodelação, orçada em 2,7 milhões de dólares. Nesse dia, o armador Vlademiro Ferreira afirmou a este jornal electrónico que “Nôs Mar d’Canal” passaria a ter estatuto de navio reconstruído em 2021, e não fabricado em 1970.