A cidade do Mindelo será palco da V Missão Empresarial Alemã de Energia, iniciativa organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), subordinada ao tema “Gestão Energética, incluindo Energias Renováveis, nos Setores Agro-alimentar e Economia Marítima de Cabo Verde”. O evento, que decorre de 11 a 15 de novembro, divide-se em duas partes distintas, mas interligadas. No dia 12, conforme nota enviada a este online, acontece o V Simpósio Germano-Cabo-verdiano de Energia na Universidade do Mindelo, que marca o início da Missão e a agenda de atividades da semana da 23. edição da FIC. De 13 a 15, o programa continua com reuniões bilaterais previamente agendadas entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos.
“O Simpósio Germano-Cabo-verdiano de Energia constitui uma oportunidade para todos os participantes obterem informações em primeira-mão sobre as tecnologias e os desafios na área da eficiência energética, incluindo as energias renováveis, para os setores agroalimentar e economia marítima na Alemanha e em Cabo Verde”, realça a nota. Esta enfatiza ainda que seis empresas alemãs irão apresentar os seus produtos e serviços bem como possíveis domínios de cooperação com empresas sedeadas em Cabo Verde. Tratam-se da Biowatt Energy GmbH, a Lehner Innovative Produkte, a PA-ID Process GmbH, a Projekt GmbH, a Sroka Stahl- und Anlagenbau UG & Co. KG e a Unternehmensberatung POS.
Conforme o comunicado chegado à nossa redacção, há vários anos que a Câmara Luso-Alemã – uma instituição que reúne mais de 1000 associados em Portugal, na Alemanha e noutros países -, promove o estabelecimento de parceiras de negócio entre empresas cabo-verdianas e alemãs na área energética, ao mesmo tempo que procura dar um contributo no fomento da competitividade da economia cabo-verdiana.
Esta iniciativa da Câmara Luso-Alemã realiza-se em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), o Ministério da Economia Marítima (MEM), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), as Câmaras de Comércio e Indústria de Sotavento (CCISS) e de Barlavento (CCB), a FIC bem como a consultora alemã RENAC (Renewables Academy). Conta também com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da iniciativa “Exportinitiative Energie”.