Pub.
EconomiaEscolha do Editor

Jovem recorre ao Facebook para pedir emprego: “Estou disponível para trabalhar em qualquer área”

Pub.

Maribél Santos, 28 anos, recorreu ao Facebook para pedir emprego. Licenciada em Contabilidade desde 2017, a jovem conta que já realizou dois estágios profissionais na sua área de formação, mas nunca conseguiu um emprego. “Preciso trabalhar, preciso conquistar a minha independência financeira”, apela.

Em declarações ao Mindelinsite, esta jovem, que é natural de Santo Antão e vive em São Vicente há largos anos, explica que fez a sua formação académica no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE). Após concluir o curso, em 2017, conseguiu realizar um estágio profissional na empresa Carvalho Contas e, mais recentemente, no Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI), mas nunca conseguiu um trabalho.

Publicidade

“Estou à procura de uma oportunidade de emprego como assistente contabilístico, administrativo, comercial, tesouraria, atendimento ou qualquer outro que aparecer. Não importa, quero um emprego para poder ganhar a minha independência financeira porque ainda moro com a minha tia e dependo financeiramente dos meus pais”, afirma Maribél, que garante ser capaz de organizar documentos, registos contabilísticos, elaborar folhas de caixa, fazer pagamento e recebimento, reconciliação bancária, preencher modelos de IVA 106, de entre muitos outros.

E a vontade de trabalhar é tanta que, a par da sua formação em contabilidade, Maribél Santos decidiu fazer um curso na área de recepção e atendimento ao público e, mais recentemente, uma formação pedagógica inicial de formadores. “Desde que conclui a minha formação, nunca tive um trabalho na minha área. Cheguei a trabalhar em outra área, mas como consegui uma oportunidade de estágio, saí porque entendi que era melhor por ser na minha área de formação.”

Publicidade

Ainda sem filhos e a morar com uma tia-avó e outros dois irmãos, Maribél Santos entende que é altura de assumir a sua vida. Mas, para isso, precisa conquistar a sua independência económica. “Infelizmente, ainda dependo dos meus pais. Foram eles que custearam os meus estudos, mas agora quero assumir as minhas responsabilidades. Tenho corrido atrás. Já entreguei cartas em várias empresas, mas nunca recebi nenhuma resposta”, lamenta.

Foi a vontade de trabalhar que levou esta jovem a expor a sua situação nas redes sociais, depois de muita ponderação. “Quero trabalhar em qualquer área. Estive muitos dias a ponderar fazer esta publicação, mas tinha receio de me expor e também de ser mal interpretada. Pensava que as pessoas poderiam me criticar por, alegadamente escolher a via mais fácil. Mas ontem enchi-me de coragem e fiz a publicação. E, logo de seguida, fui abordada por uma pessoa que me pediu para enviar o meu curriculum. Estou agora na espectativa,” assevera.

Publicidade

Apesar da divulgação ter sido feita ontem, a publicação já tem 49 gostos, 24 partilhas e 21 comentários de pessoas a desejar-lhe sucesso e a incentivar a prosseguir a sua busca por emprego. Há quem vai mais longe e identifica a jovem em concursos de professores, com vagas para Contabilidade. Um feedback que deixa a jovem muito satisfeita.   

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo