Uma jovem natural da Boa Vista, a primeira ilha de Cabo Verde a registar casos de Covid-19, decidiu abrir uma página online oferecendo consultoria gratuita para ajudar as pessoas que perderam o emprego por causa da pandemia e optaram por abrir negócios próprio. Marina “Lilly” Ramos, que é licenciada em Ciências de Comunicação, acredita que poderá ajudar estas pessoas a melhorar a imagem os seus projectos, dando sugestões de melhoria e apresentando dicas em tudo o que possa realçar os seus negócios.
Em entrevista ao Mindelinsite, Lilly Ramos lembra que, nos primeiros tempos da pandemia em Cabo Verde, as recomendações eram para ficar em casa e sair somente em caso de necessidade, nomeadamente para fazer compras. “Da minha varanda dava para ver o medo no rosto das pessoas e a insegurança de estar nas ruas. A frase que mais se ouvia era ‘Fica em casa’ ou ‘F’ca na casa’. Sabia que ficar em casa ajudava a conter a Covid-19, mas não me conformei em apenas ficar sem fazer nada a cuidar da filha de quase dois anos, enquanto o marido fazia quarentena em um hotel”, conta.
Inconformada, esta jovem revela que precisava fazer alguma coisa para ajudar a sua ilha a combater este flagelo invisível, mas com forte impacto. Foi então que, diz, surgiu a ideia de criar a página “Vai ficar tudo bem Boa Vista”. Nesta publicava textos com recomendações de como proteger a ilha do vírus. “Escrevia mensagens de encorajamento tanto para os funcionários que estavam de quarentena nos hotéis como para a população em geral. E muitos me agradeceram dizendo que os meus textos ajudaram bastante naquele momento. Ficaram mais fortes para lutar contra o vírus”, assegura.
A jovem conta que se sentiu revigorada. Acredita que as pessoas precisam ser mais solidários de que o vírus e que todos podem ajudar, realçando que esta luta está mais nas mãos da população do que dos governantes. “Com o aumento dos casos no país, começamos a sentir as consequências negativas desta pandemia. Muitos cabo-verdianos perderam seus empregos. Felizmente, alguns optaram por criar o seu próprio negocio para driblar o desemprego.”
E Lilly resolveu seguir esta onda. “Sou licenciada na área de comunicação e não podia cruza os braços. Foi assim que surgiu a página Vai Ficar Tudo Bem Boa Vista e, uma segunda página, Comunica, com conteúdos diferentes. Sinto-me feliz de poder ajudar o próximo”, comemora esta jovem que diz oferecer, através da sua página, consultoria gratuita às pessoas, sobretudo na área de comunicação, ajudando-as a melhorar a imagem do seu negócio e a conquistar o público-alvo através de ferramentas de comunicação.
“Apresento sugestões de melhoria da imagem através da comunicação interna e externa, atendimento, liderança e relações pública. Também sugiro e crio conteúdos para as suas página. Ou seja, faço tudo o que possa ajudar a melhorar ou criar uma boa imagem perante o público”, explica.
Lilly garante que, apesar do pouco tempo de existência, já ajudou várias pessoas com dicas e sugestões, conversação e mensagens motivadoras. Mostra-se também disponível para ir ao terreno acompanhar os projectos de perto e para fazer estudo de mercado para depois sugerir melhorias.