Pessoas interessadas em obter vistos de negócio, de estudante ou turismo; dar entrada a um pedido de nacionalidade em Cabo Verde ou na Europa; adotar uma criança, podem agora contar com a “expertise” da JLR Consulting. Lançada em S. Vicente a 27 de Janeiro, a empresa é suportada por uma equipa de 15 técnicos superiores, o que lhe permite disponibilizar apoio ainda em outros domínios.
“A JLR Consulting funciona como um consulado privado. Hoje não temos nenhum consulado activo em S. Vicente para dar apoio às pessoas que precisam de um visto de negócio, de estudante, para agrupamento familiar ou de turismo. Este problema acaba por afectar a zona norte, ou seja, as ilhas de Santo Antão, S. Vicente e S. Nicolau, o que nos levou a constituir esta empresa de consultoria”, explica Raquel do Rosário Figueiredo, directora da JLR Consulting. Como adianta a gestora, as áreas de intervenção são vastas, comportando, além das acima elencadas, a tradução de documentos, averbamento de casamento, gestão de imóveis, elaboração de plano de negócio, estudo de viabilidade financeira e de impacto ambiental, obtenção de créditos bancários, sondagem de opinião…
No leque de serviços inclui ainda Media e Design, que compreende a paginação, ilustração, elaboração de produtos gráficos, gestão de redes sociais, website, produção e distribuição de publicidade, atividades culturais como de teatro, filmes corporativos… Como faz notar a diretora da JLR Consulting, em Cabo Verde a oferta de produtos áudiovisuais é fraca ou quase nula, pelo que o objetivo é também produzir conteúdos para serem vendidos a canais televisivos nacionais e internacionais.
A empresa aposta ainda na área formativa, tendo criado um departamento para o efeito. Este serviço visa organizar e promover eventos empresariais, formações, workshop, de modo a desenvolver competências de novos empreendedores, gestores e na capacitação dos recursos humanos.
“O dinamismo de uma sociedade cada vez mais inovadora e competitiva, impõe ao tecido empresarial, independentemente do seu contexto de atuação, aptidões para se adaptar ao meio envolvente perante as constantes mutações do mercado. Nesta senda, deparamos com empresas estrangeiras e nacionais que enfrentam dificuldades em se instalar em Cabo Verde, assim como em gestão e estratégia empresarial e comercial, obter licenças ou até mesmo exportar os seus produtos. Independente do sector (serviços, industrial, marítimo, educação, …), esses, podem contar com a nossa assistência”, salienta Raquel do Rosário Figueiredo, cuja empresa já começou a receber pedidos de clientes.
Ciente da sensibilidade e melindre que esses assuntos acarretam, assegura que a JLR Consulting vai estabelecer parcerias institucionais fundamentais, tanto nacionais como internacionais. Aliás, a empresa foi ontem apresentada à Câmara de S. Vicente e à Pro-Empresa e, conforme essa fonte, os resultados foram animadores.