O Governo e o Banco Europeu de Investimento assinam hoje um acordo de subvenção que servirá para apoiar um programa destinado à modernização das infraestruturas portuárias, transição energética e reforço da resiliência climática. O documento será rubricado na cidade da Praia por volta das 11 horas e comporta o montante de 33,3 milhões de euros, no âmbito do projecto Cabo Verde Blue Economy – Sustainable Ports, integrado na iniciativa Global Gateway da União Europeia.
Em termos concretos, a iniciativa, destinada ao sector marítimo-portuário, prevê a expansão e requalificação de portos estratégicos, incluindo o Porto Grande (S. Vicente), Porto Novo (Santo Antão) e Porto da Palmeira (Sal), bem como intervenções no Porto da Praia. O programa inclui ainda a modernização do estaleiro naval Cabnave, em São Vicente.
“A assinatura do acordo reafirma a parceria estratégica entre Cabo Verde, a União Europeia e o BEI, refletindo a confiança dos parceiros internacionais na visão de longo prazo do país para uma economia azul sustentável, resiliente e inclusiva, e no compromisso do Governo com elevados padrões de transparência, boa governação e salvaguardas ambientais e sociais”, considera o Executivo.
A cerimónia será realizada na sala de conferências do Ministério das Finanças e o acordo assinado por Olavo Correia, vice-Primeiro-ministro e ministro das Finanças, e Sylvie Millot, Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde.







