O Governo autorizou a Direção-Geral do Tesouro a conceder um novo aval à TACV, desta feita para garantia de um empréstimo bancário na Caixa Económica de Cabo Verde no valor de 330.795.000 escudos, que entra hoje em vigor. A resolução publicada ontem justifica essa medida com a importância da transportadora aérea na ligação do país com a comunidade emigrada e como instrumento do fomento do turismo.
“Na prossecução dos seus objectivos, a TACV prevê no seu plano de actividades de médio-longo prazo determinados investimentos que permitirão garantir e expandir as suas operações, melhorar a performance operacional, bem como assegurar a viabilidade do negócio da empresa. Esse plano apresenta projeções que demonstram, ainda, ganhos de eficiência que terão impactos positivos nos rácios financeiros da empresa a médio-longo prazo”, realça a resolução n. 6/2024, de 11 de janeiro.
O documento acrescenta que o aval é concedido pelo Estado de Cabo Verde enquanto acionista maioritário da companhia aérea e tendo em conta o papel relevante que a TACV desempenha na dinâmica da economia nacional, em particular ao nível do turismo. Especifica ainda que a transportadora aérea precisa implementar o seu plano de actividades e surge como um instrumento importante no programa do Governo para o sector dos transportes.
O Governo tem estado a conceder aval à TACV e o mais recente, com data de julho de 2023, visou permitir a companhia executar uma operação de leasing financeiro junto da Boeing no valor de 5.250.780 dólares para aquisição de um avião.