Pub.
Economia
Tendência

Governo autoriza Tesouro a conceder aval à TACV para empréstimo bancário de 330 mil contos

Pub.

O Governo autorizou a Direção-Geral do Tesouro a conceder um novo aval à TACV, desta feita para garantia de um empréstimo bancário na Caixa Económica de Cabo Verde no valor de 330.795.000 escudos, que entra hoje em vigor. A resolução publicada ontem justifica essa medida com a importância da transportadora aérea na ligação do país com a comunidade emigrada e como instrumento do fomento do turismo.

“Na prossecução dos seus objectivos, a TACV prevê no seu plano de actividades de médio-longo prazo determinados investimentos que permitirão garantir e expandir as suas operações, melhorar a performance operacional, bem como assegurar a viabilidade do negócio da empresa. Esse plano apresenta projeções que demonstram, ainda, ganhos de eficiência que terão impactos positivos nos rácios financeiros da empresa a médio-longo prazo”, realça a resolução n. 6/2024, de 11 de janeiro.

Publicidade

O documento acrescenta que o aval é concedido pelo Estado de Cabo Verde enquanto acionista maioritário da companhia aérea e tendo em conta o papel relevante que a TACV desempenha na dinâmica da economia nacional, em particular ao nível do turismo. Especifica ainda que a transportadora aérea precisa implementar o seu plano de actividades e surge como um instrumento importante no programa do Governo para o sector dos transportes.

O Governo tem estado a conceder aval à TACV e o mais recente, com data de julho de 2023, visou permitir a companhia executar uma operação de leasing financeiro junto da Boeing no valor de 5.250.780 dólares para aquisição de um avião.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo