A empresa Feira Internacional de Cabo Verde tem na agenda a realização de quatro feiras, sendo duas na cidade do Mindelo e duas na Praia. A mais próxima é a Feira das Oportunidades, cuja quarta edição acontece de 1 a 5 de agosto no parque de contentores norte da Enapor, no Porto Grande, destinada aos pequenos comerciantes. O evento está à porta e, segundo Angélica Fortes, as inscrições decorrem a bom ritmo. A expectativa da FIC é lotar os 60 stands disponibilizados numa tenda gigante para acolher a exposição.
“A feira teve grande sucesso no ano passado, de tal modo que os pequenos empreendedores pediram para ser realizada com frequência. Estamos de volta, agora num espaço mais amplo, que nos permite usar toda a capacidade da nossa tenda”, frisa Angélica Fortes, administradora-delegada da FIC. Segundo esta gestora, na edição anterior, a organização ficou limitada a área da Praça Don Luiz, que é menor que a extensão da tenda.
Além de proporcionar aos comerciantes a possibilidade de exporem e venderem os seus produtos, a Feira das Oportunidades, segundo Angélica Fortes, tem por objectivo incentiva-los a formalizar as suas empresas. Para tal, a FIC disponibiliza um gabinete de consultoria e esclarecimento para os empreendedores, em parceria com a Casa do Cidadão, bancos, o Ministério das Finanças e o Instituto do Emprego. Neste espaço, os interessados podem ser informados sobre toda a burocracia para abrirem formalmente os seus negócios e as vantagens dessa medida.
A segunda exposição no “cardápio” da FIC é a Expomar, que também decorre na ilha de S. Vicente, de 21 a 23 de setembro, e no mesmo espaço da Enapor. Sob o lema “nos mar, nos riqueza”, a feira celebra este ano a sua décima edição. O evento, realizado em parceria com o Ministério do Mar, já conta com algumas inscrições internacionais, em particular de empresas espanholas ligadas à Junta da Galícia, parceira desde a primeira hora da Expomar. Segundo Angélica Fortes, a FIC está a tentar envolver outras instituições ligadas ao sector do mar em Cabo Verde.
De 12 a 14 de outubro está programada a realização da quarta edição da Feira das Energias Renováveis e Eficiência Energética na cidade da Praia, com a parceria do Ministério da Indústria, Comércio e Energia e a ECRE. “O evento está todo preparado e já estamos a receber inscrições. O grande objectivo da exposição é promover o sector das energias renováveis, que é o futuro. Todos estamos a ver que o mundo vai ter de explorar as energias do Sol, do vento e do mar. Este é o caminho”, comenta a administradora da FIC, para quem já começa a despontar empresas em Cabo Verde preparadas para prestar serviço e soluções tecnológicas no domínio das renováveis.
O último grande evento comercial da FIC é a Feira Internacional de Cabo Verde, sua mascote, que este ano acontece na Capital, de 15 a 18 de novembro. A cinco meses da feira, metade dos 200 stands já está comprada, o que, na perspectiva da citada fonte, revela o interesse das empresas cabo-verdianas e estrangeiras nessa exposição.