Pub.
Economia

FIC 2019: Organização espera 3 mil visitas diárias aos 180 stands

Pub.

A 23. edição da feira internacional de Cabo Verde, que arranca no dia 13 de Novembro em S. Vicente, deverá provocar uma visita diária de 3 mil pessoas aos 180 stands, pelas estimativas da organização. A concretizar essa previsão, irá representar uma taxa de crescimento de 20 por cento em relação a quantidade de curiosos que passaram pelo evento no ano passado. Isto sem contar com os visitantes profissionais, que virão de Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Áustria, China e de países da CEDEAO, em número também crescente.

Segundo Gil Costa, PCA da FIC, a exposição, a última a decorrer nos pavilhões junto à praia da Lajinha por causa da construção do hotel Four Points by Sheraton, irá envolver 88 expositores, distribuídos por 180 stands, sendo 69 por cento constituído por empresas de direito cabo-verdiano. Dos restantes, 29 por centro são de Portugal e dois por cento do Brasil.

Publicidade

A cada ano, frisa Gil Costa, a FIC tem estado a atrair uma procura maior das empresas cabo-verdianas, que, diz, já deram conta das vantagens da presença nessa plataforma de negócios. Assim, comparativamente à edição anterior, esta regista um aumento de 11 por cento de unidades empresariais nacionais.

Orçado em 10 mil contos, o evento, conforme esse gestor, comporta três pilares, sendo o primeiro a exposição dos produtos, o segundo, os encontros directos de negócio e o terceiro as jornadas técnicas e actividades paralelas organizadas com a colaboração das câmaras de comércio de barlavento e sotavento.

Publicidade

Conforme Adriano Cruz, SG da CCB, o programa começa a ser executado já na terça-feira com um simpósio sobre energias renováveis, organizado por uma missão alemã, para no dia da abertura, 13, acontecer uma jornada alusiva ao tema “acesso a financiamento”, já habitual na história da FIC. No dia seguinte, o assunto será os transportes e a conectividade inter-ilhas, considerado por Cruz como de extraordinário interesse para a economia nacional.

A internacionalização da economia cabo-verdiana será discutida no terceiro dia após a inauguração da feira. Neste evento, as câmaras de comércio vão partilhar a iniciativa da criação no país de uma entidade de certificação privada. Finalmente, vai acontecer no Sábado uma gala alusiva à FIC, com a presença de 200 participantes. Para Domingo está agendada uma visita turística à ilha de Santo Antão.

Publicidade

A FIC acontece de 13 a 16 de Novembro em S. Vicente, sendo esta a última edição nos pavilhões na Lajinha. Dada a construção de um hotel na área, os escritórios e pavilhões serão deslocalizados para a zona industrial do Lazareto.

Kim-Zé Brito

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo