A Enapor lançou o aviso de contrato referente ao concurso público internacional para a contratação de serviços de consultoria destinados à realização dos estudos preparatórios para a expansão do Porto Grande e do Porto Novo. Conforme o documento, 11 de setembro de 2025 é o prazo limite para o envio das propostas, que podem ser remetidas por via eletrónica. Este é um passo considerado “muito importante” pela empresa de administração portuária para o arranque e materialização dos projetos de crescimento e desenvolvimento das infraestruturas das ilhas de S. Vicente e de Santo Antão.
As obras, financiadas no quadro da iniciativa Global Gateway da União Europeia, visam aumentar a capacidade e eficiência dos referidos portos – para darem melhor resposta ao tráfego marítimo crescente na linha S. Vicente/Santo Antão, tanto de passageiros como de mercadorias. No caso do Porto Grande, vão triplicar a área de atracação, melhorar a gare marítima, logo, reforçar o seu nível de competitividade no Atlântico Médio.
O investimento no Porto Novo está também pensado para a expansão da infraestrutura, com o aumento da capacidade de atracação e o incremento do turismo de cruzeiros.
A expansão dos dois portos é vista como um investimento estratégico para o desenvolvimento económico e turístico de Cabo Verde, com potencial para gerar empregos e novas oportunidades. Os trabalhos de execução devem arrancar, no máximo, nos primeiros meses de 2026, com duração estimada de três a quatro anos.
O concurso, como consta do documento emitido pela Enapor, está estruturado em quatro grandes lotes técnicos: Campanha de reconhecimento geotécnico; Prospeção geofísica leve; Testes com modelo físico reduzido em 3D; Estudos de navegação e manobras.