A Vivo Energy, distribuidora de combustíveis e lubrificantes presente em Cabo Verde, e a Engen, petrolífera líder do mercado da África do Sul, estabeleceram uma parceria que, segundo anunciam, vai permitir a criação de uma das maiores empresas de comercialização de energia em África. O grupo resultante, diz nota remetida à redação do Mindelinsite, terá mais de 3.900 estações de serviço e mais de dois mil milhões de litros de capacidade de armazenamento em 27 países africanos.
“A Petronas irá vender à Vivo Energy a sua participação de 74% na Engen. O Grupo Phembani, parceiro de longa data da Petronas em África e acionista da Engen B-BEE, continua a sua forte associação com a Engen e continuará a investir como acionista com 21% no negócio sul-africano. A transação irá também beneficiar os trabalhadores da Engen através de um programa de participação recentemente implementado de 5% aos trabalhadores, fazendo com que a Engen South Africa seja detida em 26% por grupos anteriormente desfavorecidos”, especificam as referidas empresas.
Após a celebração do acordo, Stan Mittelman, CEO da Vivo Energy, evidenciou que o foco desta empresa que substituiu a Shell no mercado cabo-verdiano tem sido investir para fazer crescer o negócio e mostrou-se orgulhoso por terem mais do que duplicado o tamanho da rede da Vivo desde a sua formação em 2011. “Há quatro anos adquirimos o negócio Engen em nove mercados africanos e desde então temos trabalhado para os melhorar e desenvolver. A aquisição pela Vitol de 100% da Vivo Energy no ano passado traz mais oportunidades de crescimento ainda mais rápido. A conclusão desta transação, que reúne a marca Engen em toda a África, será uma mudança radical no nosso crescimento e representa um compromisso significativo para com o mercado sul-africano, reforçando a carteira da Vivo Energy noutros mercados importantes”, pronunciou Mittelman.
Já Chris Bake, Presidente da Vivo Energy, afirmou que a empresa tem sido uma história de sucesso desde o seu início, tendo crescido de forma consistente tanto organicamente como através do investimento em activos modernos de qualidade. Bake fez constar que a Vivo Energy tem uma equipa de gestão altamente profissional e capaz, com um profundo conhecimento das necessidades energéticas únicas de África.
Para Seelan Naidoo, director-geral da Engen, a referida junção traz uma oportunidade fantástica para a empresa aproveitar a sua posição de líder do mercado sul-africano e numa série de países da África Austral. Na sua visão, a parceria permite-lhes alavancar com base no valor dessa marca e serem um dos principais contribuintes para com a Vivo Energy e para a ambição da Vitol, empresa que comercializa 7,6 milhões de barris de petróleo bruto e produtos por dia, em construir uma distribuidora de energia campeã pan-africana.