Duas jovens – Elida Neves e Dilma Lima – vão representar a delegação de São Vicente da Organização das Mulheres de Cabo Verde na terceira Feira Agropecuária, de 8 a 10 de novembro, em Achada São Filipe, Praia. Com o lema ‘Por uma agricultura mais resiliente, rentável e amiga do ambiente’, esta feira conta com a presença de 125 expositores, das mais diversas áreas.
Ao Mindelinsite, Elida Neves explicou que esta é a segunda vez que representa esta ong neste certame, que é organizado pela Direção Geral do Ambiente. A semelhança do ano passado, diz, leva na bagagem uma diversidade de produtos, tendo como base a reciclagem. ‘Vamos levar bolsas reutilizáveis feitas em Jeans – algumas com pinturas e outras customizadas -, bolsas de sacos de arroz, de tecidos com pintura, de redes para colocar frutas e feitos em TNT ‘, detalha.
Aos habituais produtos, afirma, foram acrescentados alguns novos, caso por exemplo das bolsas com pinturas e as dobráveis e que podem ser transportadas na carteira. ‘Esperamos aumentar as nossas vendas. No ano passado, as bolsas de saco de arroz foram as que mais despertaram a atenção das pessoas. Era algo novo e são muito resistentes “, refere, destacando a importância desta feira que, afirma, ajuda a mudar mentalidade em relação à reutilização de bolsas.
A delegada da OMCV-São Vicente aproveitou para agradecer à DGA pela oportunidade de, mais uma vez, participar nesta feira, que vai ao encontro da filosofia da organização, ou seja, é amiga do ambiente. Fátima Balbina explicou que, na edição anterior, a ongs também enviou duas jovens, com todas as despesas a serem assumidas pela organização da feira.
‘Para nós, este convite mostra que valorizaram a nossa participação. Estamos a enviar a Elida, que fará a sua segunda participação, e Dilma, que é estreante nesta feira agropecuária, mas costuma representar a OMCV em outras feiras em São Vicente. É gratificante receber este tipo de convite. É sinal de que a DGA tem estado atenta ao trabalho que temos vindo a fazer’, reforça.
Segundo Fátima Balbina, a organização tem produzido bolsas reutilizáveis para parceiros. Cita, a título de exemplo, as mais de quatro mil bolsas recicláveis feitas para a Biosfera e mais de mil para a Adeco. “Estamos a retirar plástico do ambiente e também a estimular as pessoas a fazerem uma poupança. Isto porque as bolsas podem ser utilizadas várias vezes. As nossas bolsas são confeccionadas com tecidos reutilizados e sacos de arroz que recolhemos nas lojas. Também utilizamos muito plástico.’
A delegada da OMCV aproveitou para lançar um apelo às pessoas que vão visitar a feira para adquirirem as bolsas. É que por cada bolsa vendida, estão a apadrinhar a propina de um aluno, equipamentos escolares, uniformes ou pensos reutilizáveis.