Os resultados preliminares do quinto recenseamento geral das pescas serão apresentados na terça-feira pelo IMAR e o INE, os institutos do Mar e das Estatísticas, na cidade do Mindelo. A recolha dos dados decorreu de 22 de novembro a 7 de dezembro de 2021 a nível nacional, através do projecto Harmonizar e Melhorar as Estatísticas na África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.
O IMAR salienta que o sector pesqueiro é estratégico para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde e que, lato senso, as suas actividades abarcam a extração pesqueira, a construção e reparação naval, a venda de produtos frescos, congelados e transformado em conserva… “É neste contexto que o recenseamento geral do sector das pescas surge como um importante instrumento que permite, por um lado, o seguimento e a evolução comparativa do sector das pescas e, por outro, o apoio aos decisores”, enfatiza esse organismo.
Acrescenta nota do IMAR que, nas suas atribuições específicas, consta a produção de estatísticas das pescas com qualidade e tempo oportuno. Enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Estatísticas considera que a realização do recenseamento é de extrema relevância para a actualização dos parâmetros fundamentais usados na produção dos dados sobre as pescas. Os resultados preliminares serão apresentados na terça pelas 10 horas no Centro Oceanográfico do Mindelo.