Pub.
Economia

Criadores denunciam: Ração de “baixa qualidade” provoca emagrecimento do gado e baixa produção de leite

Pub.

Os criadores de gado estão descontentes com a qualidade da ração que está a chegar à ilha de São Nicolau, que provém do apoio do Governo para minimizar os efeitos da seca. Contactados por Mindelinsite, dizem que os seus animais estão a perder peso e que a produção de leite reduziu drasticamente.

 Segundo os criadores, a ração que estão a receber é composta essencialmente por sêmea, grãos moídos e polpa de beterraba, produtos que não garantem a nutrição do gado. “Num saco de ração de 100 quilos, cerca de 50 kg são grãos de milho e 10 kg sêmea. Os restantes são um composto de polpa de beterraba, que aqui na ilha denominamos de polak. Trata-se de um produto pobre que não dá energia aos animais. Com isso, os animais estão a emagrecer e a produção de leite baixou de forma significativa”, explica um deles ao Mindelinsite.

Publicidade

Inconformados, os proprietários dos animais afirmam que já reclamaram junto do ministério da Agricultura, que enviou um técnico ao terreno para recolher amostras da ração para análise. O problema é que, dizem as nossas fontes, este tarda a dar o seu parecer. Enquanto isso, os animais continuam a definhar-se porque falta pasto nos campos para complementar a sua alimentação.

 “O mais caricato é que a tutela ministrou uma formação direcionado para os criadores em que deixava claro que na composição da ração deve entrar, para além da sêmea e dos grãos de milho, farinha de peixe, sementes de girassol, carboidratos, cálcio, de entre outros”, desabafa um outro.

Publicidade

De acordo com as nossas fontes, a ração começou a chegar à ilha desde o mês de Março, vinda de São Vicente. Os sacos não têm qualquer identificação. Também não especificam que tipo de produtos compõe a ração, quando a prática manda detalhar os compostos do produto.

“Penso que é propositado. Sabem que o produto é pobre e não garante o sustento dos nossos animais. Pergunto se esta não será mais uma estratégia para estrangular os criadores de gado da ilha de São Nicolau”, indaga um outro criador, que já está a tentar estabelecer contacto com os seus pares nas restantes ilhas para tentar perceber se o problema é local ou nacional.

Publicidade

O Mindelinsite abordou o delegado do Ministério da Agricultura na ilha, José “Zeca” Martins, mas este alegou estar numa zona com sinal de rede insuficiente, pelo que prometeu retornar a ligação mais tarde, o que não aconteceu até a publicação desta notícia. Deste modo prometemos retomar o assunto, assim que conseguirmos chegar à fala com esse responsável.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. OH QUE COISA TRISTE MEU DEUS, ESSES ANIMAIS ESTÃO PADECENDO COM UM OLHAR TRISTE. MAS QUE RAIO DE PAÍS MAIS DESONESTO É ESTE???? POLÍTICOS DE M**** SEM CARCATER. OBRIGAM QUE AS EMPRESAS FAÇAM A DESCRIÇÃO NA EMBALAGEM DO PRODUTO, REFERENCIADO OS INGREDIENTES DA SUA COMPOSIÇÃO, MAS DEPOIS SÃO ELES PRÓPRIOS QUE CRIAM PRODUTOS SEM INFORMAÇÃO NENHUM???? PORQUE É M**** MESMO!!!!!! ESTE GOVERNO NÃO FAZ UMA ÚNICA COISA DIREITA QUE MEREÇA RESPEITO, CARAMBA, MAS JÁ FALTA POUCO PARA LHES MANDAR EMBORA, JÁ QUE NEM CHUVA QUER NADA COM ELES. AZARADOS.

  2. Gostaria de dar o meu apoio e solidariedade aos criadores, não só de São Niclau mas também das outras ilhas de criadores como Santiago. Confirmo que há ração de péssima qualidade no mercado, e ainda mais, muitos produtores de ração tem vindo a acrescentar terra, areia e outras mixórdias que não tem nada a ver com a dieta animal, simplesmente para os sacos poderem pesar mais. É necessário o IGAE e o Ministério da Agricultura mandar abrir um inquérito e investigar os prevaricadores. Em relação ao uso de proteína animal ( sob a forma de farinha de peixes) nas rações é preciso esclarecer que isso se aplica quando é proteína de qualidade.

    A farinha de peixe que vem de Mindelo das fábricas de peixe para os produtores de ração é simplesmente restos de peixe apodrecidos e que é altamente prejudicial para a dieta animal. Esses restos de peixes são jogados ao ar livre para secarem e o que acontece é uma podridão ao ar livre e que por causa das larvas, os restos que serão triturados já se encontram em decomposição. Se quiserem comprovar isso, basta abrirem um saco de ração que contém farinha de peixe e sentir o cheiro podre de peixe.

    DEPOIS O MINISTÉRIO DA SAÚDE FICA SURPREENDIDO PELA ELEVADA TAXA DE CANCER NO PAÍS, NA REALIDADE ESSE PEIXE PODRE VAI ENTRAR NA NOSSA ALIMENTAÇÃO SOB A FORMA DE PROTEÍNAS GRAVEMENTE ALTERADAS.

  3. O melhor alimento para um herbivero continua a ser a erva verde. Com a produção de Forragem Verde Hidroponica, em 100 m2 a produção é de cerca de 4000kg dia ao longo de todo o ano. Monte da Torre

  4. É verdade, matamos uma vaca que de repente não queria mais comer com a barriga toda inchada e encontramos uns 3 ou 4 kg de areia e terra na barriga do bicho. tudo vem misturado nessas rações de merda que esses fdp’s produtores fazem para ganhar dinheiro a custa dos criadores de animais

  5. O Di Praia é um especialista no assunto. Por isso ele espera que ao se abrir um saco de farinha de peixe, o chero que se deve sentir é de um perfume de gama. Talvez aquele que ele foi habituado a encontar na sua casa. Esta terra dá pena, mas é o que temos paciencia.

  6. os restos de peixe devem ser secados/desidratados em máquinas e depois triturados para fabricar um produto de qualidade para as rações.

    o que vocês fazem é um atentado à saúde pública de todos, ao deixarem o peixe apodrecer ao ar livre. deviam ir todos para a cadeia !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo