Pub.
Economia
Tendência

Cinco operadoras fornecem comunicações eletrónicas em Cabo Verde: Mais cartões SIM ativos, assinaturas e tráfego de voz

Pub.

O relatório “Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas” relativo ao 4º trimestre de 2024, divulgado hoje pela agência ARME, destaca a presença no mercado nacional de cinco empresas prestadoras de serviço: a CVTelecom, a Unitel T+, a ED Solutions, a Airtel Telecomunicações e Starlink, sendo que as duas últimas iniciaram atividades em janeiro de 2025. Resultado: mais assinantes do serviço de telefonia fixa, mais tráfego de voz, mais cartões SIM ativos e mais assinaturas de acesso à internet.

O relatório compila dados sobre a taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, de acesso à internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz, de SMS e de internet e à quota de mercado, na ótica dos mercados retalhistas. Revela que, em 2024, a agência concedeu duas novas autorizações para prestação de serviços de comunicações eletrónicas, aumentando assim para cinco as empresas prestadoras de serviço: a CVTelecom, a Unitel T+, a ED Solutions, a Airtel Telecomunicações e a Starlink Cabo Verde. 

Publicidade

Assim, segundo o documento, em dezembro, a telefonia fixa contava com 61.294 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 11 acessos por 100 habitantes, o que se traduz num aumento de 0,92% em relação ao terceiro trimestre de 2024. Já no que diz respeito ao trimestre homólogo de 2023, o aumento é de 2 por cento.

Em relação a quota de mercado de assinantes, diz, no último trimestre do ano passado, a CVTelecom detinha 98,9 por cento e a Unitel T+ 1,1 por cento. Quanto ao tráfego de voz, nesse período, foram gerados cerca de 4,2 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a um aumento de 2% em relação ao 3º trimestre. 

Publicidade

“Quando comparado com o período homólogo de 2024, nota-se um aumento de 1%, no total de tráfego de voz, devido a aumento do tráfego internacional de entrada e do tráfego internacional de saída, na ordem de 19 e 12 por cento”, detalha. Em relação aos serviços nas redes móveis, o número de cartões SIM ativos, em dezembro de 2024, foi de 587.026, o que representa um aumento residual de 0,80 por cento, em relação ao terceiro trimestre e uma diminuição de 1%, quando comparado com o período homólogo de 2023. A taxa de penetração nesse período foi de 101 por cento.

Neste período, segundo o relatório, a CVTelecom detinha 67% e a Unitel T+ 33% da quota do número total de cartões SIM ativos no mercado móvel em Cabo Verde. Já no que se refere à internet, o número total de assinaturas do serviço de acesso foi de 542.912, do qual 88% foi fornecido pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen. O relatório sublinha que este número, superior à população residente, deve-se à diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo.

Publicidade

Refere ainda que o número de assinaturas do Serviço de Acesso à Internet aumentou em cerca de 9,55% no 4º trimestre em relação ao 3º trimestre de 2024. Entretanto, quando comparado ao período homólogo do ano passado, registou-se uma diminuição residual de 1 por cento. “A taxa de penetração do serviço de acesso à internet situa-se em torno de 93 acessos por 100 habitantes, no final do 4º trimestre de 2024, o que representa uma variação de 8,1 pontos percentuais (p.p) e 1,2 p.p., em relação ao 3º trimestre de 2024 e 4º trimestre de 2023, respectivamente.”

No que concerne às quotas de mercado por assinaturas de acesso à internet, a CVTelecom detém 73 por cento e a Unitel T+ tem 27 por cento. Em comparação ao 3º trimestre do ano 2024, a quota da CVTelecom baixou 1,37 p.p. e da Unitel T+ cresceu 1,37 pontos percentuais. Entretanto, quando comparado com o período homólogo de 2023, a quota da CVTelecom aumentou 10 pontos percentuais.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo