Está criada a Comissão Nacional da Expo Qatar 2023, que vai preparar a participação de Cabo Verde neste megaevento, que acontece de 2 de outubro de 2023 a 28 de março de 2024, em Al Bidda Park no Centro de Doha, sob o lema “Deserto verde, melhor ambiente.
A cidade de Doha será a anfitriã da Expo Qatar, que este ano vai se centrar em quatro submetas: agricultura moderna, tecnologia e inovação, consciência ambiental e sustentabilidade, lê-se na resolução n.64/2023 de 9 de outubro.
Informa ainda que o Governo foi convidado a participar deste mega evento, tendo em conta a Expo Qatar será um palco de acesso a um hub networking entre vários países, com oportunidades de negócios e promoção impar.
“O objectivo global de participar na Expo Qatar 2023 é promover Cabo Verde como um país aberto o mundo, um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, com 10 ilhas principais, localizado estrategicamente na encruzilhada de 3 continentes, com 99% de território mar. Um país estável e com um ambiente favorável para investimentos, residência, turismo e lazer.”
Cabo Verde, prossegue, tem como principais pilares da sua estratégia o desenvolvimento sustentável e diversificação da sua economia, o turismo, a economia azul, a economia digital, as energias renováveis e a agricultura. “Um arquipélago que, devido às condições climatéricas, geográficas e físicas, bem como aos impactos das mudanças climáticas, prioriza uma agricultura resiliente, moderna e adaptada às mudanças climáticas”, reforça esta fonte.
É neste contexto que, concluiu, o Governo entendeu ser necessário iniciar os trabalhos preparatórios para a participação de Cabo Verde na Expo Qatar.