Cabo Verde vai receber 40 milhões de dólares do Banco Mundial para melhorar a acessibilidade a transportes pelas comunidades-alvos e dispor de infraestruturas urbanas resistentes ao clima. Em nota, o BM considera que esse financiamento do Projecto de Melhoria da Conectivididade e Infraestruturas Urbanas representa um marco significativo do seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos residentes no arquipélago. “Ao centrar-se na requalificação urbana em bairros selecionados, a iniciativa visa criar comunidades prósperas e resilientes, capazes de resistir aos desafios colocados pelas alterações climáticas”, afirma Philippe Neves, Especialista Sénior em Infraestruturas.
O projeto vai permitir a reabilitação e modernização de estradas interurbanas e rurais resistentes ao clima para que as comunidades disponham de meios de transporte fiáveis e resilientes. Para o banco, estas intervenções vão impulsionar as actividades económicas, contribuir para o bem-estar geral das populações e reduzir o isolamento das comunidades nas zonas rurais. Em paralelo, o projecto pode reforçar a resistência das infraestruturas urbanas e comunitárias e revitalizar as áreas urbanas.
“Através de assistência técnica, o projeto também apoiará o Governo na conetividade inter-ilhas, considerando tanto o transporte marítimo como o aéreo”, acrescenta o BM, assegurando que esta é mais uma colaboração com o Executivo de Cabo Verde e que dá seguimento ao anterior Projeto de Reforma do Sector dos Transportes.