Pub.
Economia
Tendência

BCV cria programa para estimular crédito, em condições especiais, às famílias e empresas afectadas pela tempestade Erin

Pub.

O Banco de Cabo Verde anunciou a criação de um Programa de Assistência de Emergência (PAE), com o objetivo de estimular a concessão de crédito, em condições especiais, às famílias, às empresas e demais entidades afetadas pela tempestade Erin, que atingiu o país a 11 de agosto de 2025, e especialmente as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.

Em comunicado, o Banco Central explica que o programa consiste na disponibilização de uma linha de financiamento, a taxas de juro mais baixas, podendo atingir o valor de 10 mil milhões de escudos cabo-verdianos. O financiamento, afirma, com maturidade até 5 (cinco) anos, e materializa-se através da subscrição, pelas instituições aderentes, de instrumentos financeiros do Banco Central. 

Publicidade

“Podem aderir ao programa os bancos participantes no Mercado de Operações de Intervenção e as instituições de microfinanças, as quais poderão aderir direta ou indiretamente através dos bancos, dependendo do cumprimento dos requisitos previamente definidos pelo Banco Central”, lê-se.

Diz ainda o BCV que a medida, de carácter temporário, é direcionada a estimular a concessão de crédito para as famílias, as empresas e as demais entidades afetadas pela tempestade Erin, incluindo as indiretamente afetadas. Indica que, devido a relações comerciais com empresários em nome individual e/ou empresas com sede nas ilhas e concelhos afetados pela tempestade, as instituições que aderirem ficam compelidas a utilizar os desembolsos recebidos para a finalidade definida no programa. 

Publicidade

O regulamento que define as condições de adesão ao Programa de Assistência de Emergência (PAE) será, brevemente, publicado, concluiu.  

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo