António Lopes é autodidata. Trabalhou durante 17 anos em uma conhecida drogaria da cidade do Mindelo que importa e comercializa acessórios para panela de pressão e, sempre, os clientes pediam para fazer a montagem. Foi assim que aprendeu o ofício. Percebeu que é uma área com potencial para crescer e decidiu criar a sua empresa, que denominou de “Sob Pressão”, com sede no Mercado de Monte Sossego, em São Vicente.
Foi em fevereiro deste ano que António Lopes registou a sua pequena empresa. Nos três meses, afirma, tem vindo a crescer devagarinho, até porque nunca fez nenhuma divulgado. “As pessoas me procuram na sede da minha empresa, no Mercado de Monte Sossego. A divulgação tem sido na base do passa-palavras. E, felizmente, tem dado certo. A procura tem vindo a aumentar paulatinamente”, afirma o entrevistado Mindelinsite.
Este garante que de “alçar voos” surgiu na sequência do trabalho que fazia desde há muito anos e que tinha muito procura. “Vi uma oportunidade e decidi tentar a minha sorte. Trabalhava na Drogaria Severino que importa e comercializa peças e acessórios. Os clientes perguntavam se tinha acessórios para panela de pressão e também questionava sobre a montagem porque não havia ninguém que prestava este serviço na ilha”, conta.
Curioso, António Lopes diz que começou a fazer montagem e reparação por sua conta e risco. “Sempre estive ligado à manutenção e decidi arriscar. Acabei por gostar de reparar panelas de pressão e decidi montar um negócio próprio. Estou ainda no início, mas já tenho o meu espaço e a procura tem sido interessante. Desliguei do meu antigo trabalho, mas é lá que compro todos os produtos.”
Os serviços que presta são de manutenção e venda de acessórios – parafusos, botão de aperto, válvulas de segurança, asas, de entre outros –, mas Lopes já pensa em alargar o seu campo de actuação, ainda que dentro da sua área. “Sinto que posso fazer mais. As pessoas me procuram sempre com mais demandas e tento dar resposta. Também fornece matéria-prima”, alega.
Para além da loja, este empreendedor já criou a sua página no Facebook para facilitar o contacto com potenciais clientes. Lopes não descarta também a possibilidade de prestar serviço à domicílio, sempre pensando em prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes e com preços competitivos.