Pub.
Economia
Tendência

Aumentos generalizados de preços: IPC regista variação de 8,3% em janeiro 

Pub.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de 8,3%, valor superior 8,3 p.p ao do mês anterior. Os maiores aumentos foram observados sobretudo nas classes da Alimentação e bebidas não alcoólicas com uma variação mensal de 17,6%, das Bebidas alcoólicas e tabacos de 13,7% e dos Transportes com uma variação mensal de 10,1%, informa o INE. 

Esta variação positiva foi provocada pelo aumento dos preços dos alimentos, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, tabacos e transportes: leite conservado, passagens de autocarros, electricidade, voos internacionais, pão, peixe, refrigerante, arroz, de entre outros. Em sentido oposto, a classe com maior variação negativa foi a do Ensino, com -0,4%. Aqui o destaque vão para os produtos hortícolas, gás natural, gasolina, manuais escolares, instrumentos musicais e ovos, que ficaram mais baratos. 

Publicidade

Já a variação homologa do IPC total, diz o Instituto Nacional de Estatística, situou-se em 15,5%, tendo igualmente como principais responsáveis por este resultado os aumentos registados pelas classes Alimentos e bebidas não alcoólicas com variação de 33,9%(15,8% no mês anterior e 10,0% em janeiro de 2022), Bebidas alcoólicas e tabaco com 27,8% e Transportes com variação de 18,7%. Contribui negativamente, novamente, o Ensino, com uma variação homologa de -0,4%. A taxa de variação média observada nos últimos 12 meses do IPC foi de 8,7% em janeiro. 

Por ilhas, os maiores aumentos foram observados com maior incidência em Santo Antão (9,50%), Santiago (8,60%) e São Vicente (6,40%). Neste período, o IPC total excluindo energia, registou uma taxa de variação homóloga de 15,2%, enquanto que o indicador de inflação subjacente, registou uma variação homóloga de 14,9%, correspondendo a um acréscimo de 7,7 p.p. em relação ao mês anterior.

Publicidade

O IPC é uma medida da variação média de preços de um cabaz de produtos adquiridos pelas famílias com o objetivo de satisfazer as suas necessidades de consumo individual. Portanto, o seu âmbito corresponde às transações para fins de consumo, entre famílias e estabelecimentos em Cabo Verde.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo