Pub.
Economia
Tendência

ARME: Mercado de redes móveis atinge 599.525 cartões activos em junho de 2022

Pub.

O mercado nacional de redes móveis alcançou um total de 599.525 cartões de telemóveis activos em junho de 2022. Conforme a reguladora ARME, esta cifra representa um aumento de 5,5% em relação ao primeiro trimestre do referido ano. Entretanto, quando comparado com o período homólogo de 2021, esse salto é de 6 por cento, pelo que, conforme esse serviço, a taxa de penetração neste período foi de 105 por cento, com a CVMóvel a deter 69% da do número total de cartões SIM activos.

Informa a ARME no relatório de indicadores estatísticos das comunicações electrónicas referentes ao segundo trimestre de 2022, elaborado com base em dados fornecidos pelas operadoras do mercado, que o número de cartões SIM dedicados exclusivamente às conexões à internet móvel foi de 30.185, ou seja 5% do número total de cartões para telemóvel. “Assim, verifica-se uma diminuição de 6% em relação ao trimestre anterior e de 15% em relação ao período homólogo do ano passado“, conclui.

Publicidade

Já no tocante ao serviço de acesso à Internet, o total de assinaturas no segundo trimestre de 2022 foi de 466.279, do qual 87% foi fornecido pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen. Este número, diz a ARME, deve-se à diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo. “Outrossim, o número de assinaturas do serviço de acesso à Internet aumentou em cerca de 5,5% no segundo trimestre de 2022 em relação ao primeiro trimestre de 2022. Entretanto, quando comparado ao período homólogo do ano passado, registou-se um aumento de 8 por cento”, informa a reguladora, acentuando que a taxa de penetração da Internet situa-se em torno de 82 acessos por 100 habitantes.

No que diz respeito às quotas de mercado por assinaturas de serviço de acesso à internet, a CVMóvel detém a mais elevada, representando 62,8%, seguida da Unitel T+ com 31,3% e da CVMultimédia, com 5,8 por cento.

Publicidade

No segmento do telefone fixo, o relatório revela que, no final do mês de junho deste ano, o serviço contava com 55.862 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitante. Este valor representa um aumento de 3% relactivo ao primeiro trimestre de 2022. Já no que diz respeito ao segundo trimestre de 2021 nota-se um aumento de 4 por cento.

Deste modo, quando olhamos para a quota de mercado dos assinantes de telefone fixo, no final do 2º trimestre deste ano, constatamos que a CV Multimédia detém 51,9 por cento, a CVTelecom 47,9 por cento e a Unitel T+ 0,2 por cento, respetivamente“, comunica a ARME.

Publicidade

No tráfego de voz, foram gerados cerca de 4,9 milhões de minutos na rede fixa no segundo trimestre deste ano, o que corresponde a uma diminuição de 27% em relação aos três primeiros meses de 2022. Já quando comparado com o período homólogo de 2021, nota-se um decréscimo de 24% no total de tráfego de voz, devido a uma diminuição do tráfego nacional de voz e de internacional de entrada, em 26 e 31 por cento, respetivamente.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo