Agricultores e criadores do Planalto Norte vão apresentar os seus produtos no mercado de Santo Antão na primeira edição da Feira do Queijo, Doces e Licores, no dia 15 de novembro. O evento acontece em Chã de Feijoal, numa organização conjunta da ADPM Mértola e a Câmara Municipal do Porto Novo, com o objetivo de valorizar os produtos e os produtores da localidade. O destaque vai para os derivados do leite da cabra.
Consoante nota de imprensa, a feira surgiu no âmbito do projeto Sol do Planalto Norte – Energia para Todos, conta com o reforço do Projeto EcoRaízes, que irá dinamizar uma caminhada ecológica e uma campanha de limpeza na localidade. No programa está prevista a comercialização dos produtos tradicionais, uma “Conversa sobre higiene e segurança na produção do queijo e derivados”, o lançamento do documentário “O Processo do Queijo”, um momento cultural, entre outros. A organização espera a presença de visitantes de Santo Antão, mas também da vizinha ilha de São Vicente e da Cidade da Praia.
O projeto “Sol do Planalto Norte – Energia para Todos” é promovido pela ADPM Mértola em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo, Ministério da Agricultura e Ambiente – Delegação do Porto Novo, Delegação do Ministério da Educação do Porto Novo, Associação Luz Verde Do Norte “ALVEN”, ADCTC – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Topo de Coroa e Cooperativa dos Criadores de Montanha de Bolona. É financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua.
A ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sedeada em Mértola (Portugal). Foi constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de atuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos. Tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos naturais do concelho de Mértola, atuando paralelamente em diversas áreas intervenção, tais como: Ambiente, Educação, Formação e Emprego, Intervenção Social, Cooperação Transnacional e Desenvolvimento Local e Regional.







