Economia
Tendência

2ª edição do Startup Challenge com 219 selecionados

A 2a edição do Startup Challenge terá abertura esta manhã na cidade da Praia e conta com 219 selecionados, num universo de 383 inscritos. Das candidaturas que entram para o Programa de Apoio ao Emprego, Empregabilidade e Inserção, Jov@Emprego e Business Incubation Center (BIC), a distribuição por género ficou equilibrado e o número de candidatos com formação superior e profissional domina a lista. Aliás, a maior parte dos participantes é formada, mas a lista contém desempregados, trabalhadores por conta de outrem, estudantes e candidatos ao auto-emprego.

Na estatística de habilitações literárias os licenciados dominam com 38%, seguidos de perto por candidatos com Formação Profissional, que chegam aos 36 por cento. Ainda acrescentam-se o número de finalistas do último ano que também é em grande escala (21%), em contraponto com os profissionais com mestrado e pós-graduados que chegam aos 2 por cento cada.

Ressalta ainda à vista que mais de metade dos selecionados reside na ilha de Santiago (135 candidatos), seguidos por São Vicente (29), a ilha do Sal entra na conta com 17 candidatos, enquanto Santo Antão e Maio seguem com 12 cada, Boa Vista 11, São Nicolau 7 e Fogo, em menor número, com apenas 6 pessoas.  

Esta edição conta com a sinergia de algumas entidades, caso do BCN como parceiro financeiro, a Unitel T+ parceiro tecnológico e o IEFP para as ações de capacitação.

O concurso visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, fomentando o empreendedorismo entre os jovens e atrair uma maior atenção de potenciais investidores para as novas ideias da juventude cabo-verdiana.

Sidneia Newton

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo