Desporto

Xadrez: Mestre Mariano Ortega, campeão nacional, empata com líder do ranking internacional em África

O mestre Mariano Ortega, campeão nacional de Xadrez, empatou com o número um do ranking internacional em África, o grande mestre Bassem Amin (Egipto), em partida a contar para a 3.ª Ronda do Campeonato Africano Individual 2022. A informação foi avançada pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez na sua página no Facebook.

Segundo a FCX, Ortega, “jogando de brancas e sempre seguro”, não se deixou intimidar pela força do adversário (Elo 2663) e chegou a ter grandes hipóteses de sair vencedor da contenda, caso tivesse trocado de Damas. Ao fim de mais de 5 horas de jogo, a partida acabou num empate, resultante de uma 3.ª repetição de posição.

Com os resultados da rodada de anteontem, o GM Ahmed Adly (Egipto), actual campeão Africano em título e número 2 do ranking africano, isolou-se no comando do campeonato continental africano, com 3 pontos. Na 2.ª posição encontra-se o campeão nacional Mariano Ortega, seguido por mais 5 jogadores, todos com 2,5 pontos.

O  Mestre Internacional Mariano Ortega, actual campeão nacional de Xadrez e campeão africano da Zona 4.2, está disputar em Lagos (Nigéria) o 2022 African Individual Chess Championships. O campeonato é disputado no sistema suíço de emparceiramento com 9 rondas, que tiveram início no domingo, dia 18 de setembro, e término previsto para 27 (terça – feira).

Estão inscritos 75 jogadores representando 27 países africanos, sendo que 4 deles são Grandes Mestres, 10 Mestres Internacionais, 8 Mestres FIDE e 5 Candidatos a Mestre.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo