Cabo Verde está na terceira posição da tabela de qualificação para o Mundial 2026, com os mesmos sete pontos que a seleção da Líbia, que beneficia da diferença de golos marcados e sofridos. Com oito pontos conquistados, Camarões é líder isolado do grupo D, enquanto Angola está no quarto lugar (6 pontos), seguindo Maurícias (4 pontos) e Eswatini, sem pontuar.
Após sofrer uma goleada frente a Camarões por 4 a 1, os “Tubarões-azuis” venceram ontem a Líbia no Estádio Nacional com golo de Diney Borges, vitória que foi classificada de “muito importante” pelo técnico Bubista. No contacto com a imprensa, o treinador lembrou que a formação líbia não perdia um jogo há um ano e que estava a liderar a poule.
Bubista admite que a partida foi difícil para Cabo Verde, mas ressaltou que o mais importante foi alcançado. Ele que se mostrou satisfeito com a resposta dada pelo plantel nacional após a derrota com Camarões.
Cabo Verde está provisoriamente no terceiro lugar da classificação, mas Angola tem menos um jogo, pelo que o resultado pode mudar o quadro. Camarões está também com uma partida a menos.
54 seleções africanas estão na corrida de apuramento para o campeonato mundial, prova que será disputada no Canadá, Estados Unidos da América e México. As vencedoras dos nove grupos de seis equipas conquistam automaticamente o passaporte para o Mundial 2026, enquanto as quatro melhores segundo classificadas vão disputar uma final-four. O resultado irá determinar a seleção que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos na prova.