A época desportiva do voleibol de salão está envolta em polémica em S. Vicente. O motivo é um protesto do Desportivo de Fonte Francês sobre o alegado uso irregular de um jogador pela equipa do Atlético do Mindelo nos play-off do torneio de abertura. A reclamação foi aceite pela comissão gestora da modalidade, mas o Atlético recorreu do caso para o Conselho de Disciplina da Federação, contrariando os argumentos da equipa adversária.
Segundo Heriberto Gomes, o Desportivo alega que o Atlético usou um jogador de forma irregular por o mesmo ter alinhado antes pelo clube reclamante. Porém, diz, esse argumento não é válido porque nessa data ainda nenhuma equipa tinha feito a inscrição dos jogadores junto da comissão criada para gerir a modalidade até novas eleições para a associação regional. “E a inscrição é válida quando o jogador assina a ficha e ela dá entrada na comissão. Reagimos e alegamos que o jogador era livre de jogar por qualquer equipa porque ele ainda não estava regularmente inscrito, com ficha assinada e reconhecida pela Comissão”, explica o técnico do Atlético do Mindelo.
Conforme as suas informações, o caso foi analisado em reunião pela Comissão, que deliberou a favor do Desportivo de Fonte Francês. Assim sendo, foi decretada a derrota ao Atlético e que o clube deveria defrontar o Desportivo ontem, domingo, na última partida dos play-off do Torneio de Abertura. Inconformado, o Atlético recorreu para a Federação e decidiu que ficaria a aguardar a decisão do Conselho de Disciplina. Deste modo, os atléticos negaram comparecer ontem no rectângulo de jogo e sofreram uma derrota por falta de comparência.
“Tivemos duas vitórias sobre o Desportivo e nós é que deveríamos disputar a final com o Progresso. Deste modo, quem vai à final é o Desportivo, mas continuamos a aguardar a decisão do Conselho de Disciplina da FCV”, comenta Heriberto Gomes.
Abordado sobre essa polémica, Américo “Butcha” Lopes, treinador do Desportivo de Fonte Francês, remeteu o Mindelinsite para a responsável da comissão de gestão de voleibol. Porém, foi impossível ainda chegar à fala com a mesma, pelo que o jornal vai continuar a tentar esse contacto.
O voleibol está a ser gerido em S. Vicente por uma comissão integrada por representantes do Atlético, Desportivo, Progresso e Ginásio. Até ao momento foi realizada a Taça de S. Vicente e o Torneio de Abertura está na sua recta final.