Pub.
Desporto

Taça Independência: Ministério do Desporto e FCF assinam hoje contrato de co-financiamento

Pub.

O ministério do Desporto e a Federação Cabo-verdiana de Futebol assinam esta quinta-feira, 13, um contrato de co-financiamento da Taça Independência, que vai acontecer na ilha de São Nicolau entre os dias 05 a 15 de Julho. O documento será assinado por Anildo Santos e Mário Semedo, na sala de reuniões da Chefia do Governo na cidade da Praia.

Em nota Executivo informa que esta edição 2019 da Taça Independência terá uma importância acrescida, pois marca o retorno deste histórico torneio inter-ilhas, após um interregno de três anos. “A prova servirá ainda de espaço de observação para a escolha dos selecionáveis para o próximo compromisso da selecção cabo-verdiana que irá participar nas eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações para jogadores residentes –CHAN 2019 – cuja fase final deverá acontecer na Etiópia”, lê-se no comunicado.

Publicidade

Em relação à Taça Independência em si, os grupos já são conhecidos. São Vicente, ilha com maior número de títulos com cinco no total e Santiago com quatro torneios conquistados estão no mesmo poule, B, juntamento com as selecções da Diáspora e da Boa Vista. O outro grupo, A, é constituído pela anfitriã, São Nicolau, mais Santo Antão, Sal, Fogo e Brava.

São Vicente, refira-se, é a detentora do último troféu da competição, realizada em 2015 na ilha do Sal. Na final, o combinado mindelense venceu a selecção da ilha da Boa Vista por 1×0. Para tentar revalidar o título, o treinador José “Piki” Firmino convocou uma selecção que tem na sua base oito jogadores do Mindelense, campeão nacional época 2018-19.

Publicidade

São eles Bomba, Guga, Calú, Métcha, Fredson, Duck, Papalêlê e Pibip. Do Batuque vieram Ken, Fóck, Yuran e Balakv e da Académica do Mindelo Djosa e Tony. O Farense, equipa que se destacou na última época futebolística em São Vicente, contribui com Ricardo e Deco, enquanto Derby disponibiliza o avançado Toy. Do Salamansa veio o Mika. Completa a lista Maniche da Oásis, o único atleta a jogar fora da ilha de São Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo