DesportoEscolha do Editor
Tendência

Taça Cabo Verde de Culturismo e Fitness disputada em S. Vicente: Organização homenageia “pioneiro” Djô Borja e espera “enchente”

São Vicente recebe no dia 24 do corrente a 3ª edição da Taça Cabo Verde de Culturismo e Fitness, que este ano homenageia um dos pioneiros do culturismo e do halterofilismo na ilha e no país, José António Borja Barreto, mais conhecido por Djô Borja. O presidente da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo, Bino Santos, destaca a importância deste reconhecimento ainda em vida ao professor e impulsionador da prática do desporto na cidade do Mindelo e diz esperar uma enchente de adeptos do fisiculturismo. 

De acordo com Bino Santos, a ideia por detrás da escolha de S. Vicente para receber, pela primeira vez, a Taça de Cabo Verde de Culturismo e Fitness é levar este campeonato para mais próximo do público, essencialmente nas ilhas onde existe muitos atletas nestas modalidades. “São Vicente é uma ilha com muitos atletas a praticar essencialmente o fisiculturismo. Quisemos também homenagear Djô Borja ainda em vida por ser um dos pioneiros e uma pessoa que sempre incentivou os atletas a praticar o desporto, combinando culturismo e halterofilismo”, justificou, afirmando que a proposta da homenagem a Djô Borja foi bem acolhida por parte da FECAH e a Associação Regional de Levantamento de Peso Olímpico de S. Vicente.  

Este lamentou, no entanto, o facto de o homenageado se encontrar com problemas de saúde que o impedem de estar presente no evento desportivo. “Esperamos, no entanto, que a família e os amigos estejam presentes, como forma de prestarmos esta justa homenagem, ainda em vida, que é algo que tem o seu valor”, enfatizou.

Professor Djô Borja, um dos pioneiros do fisiculturismo em S. Vicente

Quanto à prova em si, Santos informa que estão inscritos um total de 39 atletas de diversas ilhas, no caso de São Vicente, anfitriã, de Santiago Norte e Santiago Sul, Santo Antão, Boa Vista e Sal. De fora estão as regiões do Maio, Fogo, Brava e São Nicolau, onde se pratica menos o fisiculturismo e são mais virados para o powerlifting, ou seja, o levantamento de força. 

Os 39 atletas inscritos foram seleccionados pelas respectivas associações regionais e irão competir em cinco categorias, sendo duas femininas e três masculinas. Na categoria feminina Wellness, foram inscritas 5 atletas de São Vicente, 1 de Santo Antão e 1 de São Nicolau. E na categoria Bikini Fitness 3 de São Vicente. Na categoria masculina de Body Building foram inscritos 5 atletas de São Vicente, 3 de Santiago Sul e 1 de Santo Antão. Na Men’s Classic Physique, 4 de São Vicente, 1 de Santiago Sul e 1 de Santiago Norte. E na categoria mas concorrida, Men’s Physique, 3 de São Vicente, 5 de Santiago Norte, 3 do Sal, 1 de Santiago Sul, 1 da Boavista e 1 de São Nicolau”, detalha o presidente da FECAH.

Bino acredita que o evento irá atrair muito público. É que, para além da competição, esperam trazer alguns atletas veteranos para fazerem demonstrações. Ao longo do espetáculo pretendem dar espaço aos parceiros que actuam na área da comercialização de produtos ligados à saúde e ao fisiculturismo, como forma de ajudá-los a fazer a promoção das suas marcas. “À semelhança de outros desportos, o nosso maior constrangimento é o financeiro. Gostaríamos de poder dar um maior suporte aos atletas, o que não tem sido possível. Conseguimos algumas parcerias, nomeadamente junto da Federação Cabo-verdiana de Futebol, que nos cedeu o centro de estágio para o alojamento dos atletas, o que já é uma grande ajuda.”

Ainda assim, este responsável acredita que estão preparados para realizar uma grande edição da Taça de Cabo Verde de Culturismo e Fitness. “O nosso orçamento é de 300 contos, mas estamos certos que teremos uma boa venda de ingresso. Os bilhetes à venda com antecedência custam 500 escudos e na porta 700. Esperamos uma enchente. O último evento realizado em SV teve mais de 400 pessoas e muita gente ficou na rua porque não havia mais ingressos, segundo informações que nos foi passado pela associação regional. Se conseguirmos 500 pessoas é um bom número.” 

O espetáculo desportivo será realizado no largo do Mindel Hotel em Mindelo com início às 17h00 do dia 24 de setembro. De referir que o campeonato nacional de culturismo e fitness é financiado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, no âmbito do contrato-programa para o ano de 2022. Já a organização é partilhada entre a FECAH e a Associação Regional de Levantamento de Peso Olímpico de São Vicente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo