DesportoEscolha do Editor
Tendência

Sete modalidades reunidas na Lajinha para assinalar dia mundial da actividade física

Atletas de sete modalidades encontraram-se ontem na praia da Lajinha para assinalar o dia mundial da actividade física e da saúde, estabelecido pela OMS. A iniciativa partiu da delegação do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o COC e associações, que dividiu a ampla praia e atribuiu a cada grupo o seu espaço por forma a estimular o distanciamento físico entre os praticantes. Além disso, foi disponibilizado álcool-gel e máscaras por causa da pandemia.

“Respeitamos as condições exigidas pelas autoridades sanitárias e realizamos esta actividade ao ar livre numa praia com espaço suficiente para possibilitar o distanciamento entre os participantes”, comenta Adelino Duarte.

Segundo o Delegado do IDJ na cidade do Mindelo, o evento envolveu atletismo, ginástica, futebol, teqball, taekwondo, boxe e esgrima, mas estavam previstas outras modalidades. Mesmo assim, o representante do IDJ mostrou-se satisfeito com a adesão. “Os jovens estão sedentos da prática desportiva. Espero que possamos retomar a normalidade pois o desporto é um aliado da saúde individual e colectiva”, frisa Didi Duarte.

O evento visou assinalar a efeméride e não dar prioridade ao aspecto competitivo. Deste modo, houve na realidade demonstrações para permitir aos jovens mexerem o corpo e incentivar o público a praticar o desporto. “Este dia não podia passar em branco. No nosso caso, realizamos uma prova de atletismo de 100 e 200 metros para masculinos e femininos e de 1500 metros para masculinos”, revela Arlindo Fonseca, membro da Associação de Atletismo de S. Vicente, que promoveu ainda uma sessão de ginástica colectiva.

Outra instituição presente foram as Forças Armadas, que fizeram demonstração de boxe e esgrima e participaram ainda nas “provas” de atletismo. “Durante as demonstrações evitamos ao máximo o contacto físico entre os atletas e creio que tudo correu bem porque cada modalidade tinha o seu espaço próprio”, comenta Admilson Leão pugilista olímpico.

A OMS, refira-se, define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer. Logo, o termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo