A Seleção de Cabo Verde Sub-20 enfrenta este domingo em Nouakchott, na Mauritânia, a sua congénere da Libéria, em jogo de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol (CAN Egipto 2023), a contar para o Grupo B. O combinado crioulo vai defrontar ainda, nos próximos dias 30 de agosto, 1 e 3 de Setembro, as seleções de Gâmbia, Guiné Conakry e Senegal, respectivamente.
A equipa de todos nós chegou na Mauritania desde o dia 25, tendo realizado o primeiro treino no dia seguinte, 26. Ontem voltou a realizar mais um treino, tendo em vista a preparação do jogo de hoje. “Os dois atletas vindos de Portugal chegaram na madrugada de ontem, e o grupo está completo, com 20 jogadores. O ambiente é bom, o grupo está coeso e determinado a prestigiar o futebol cabo-verdiana”, informa a Federação Cabo-verdiana de Futebol em comunicado.
Os convocados de Jorge Conceição são Jailson dos Santos (Onze Unidos do Maio), Emerson “Badiu” Moreira (Juventude do Fogo), Yvan Vieira e Alessandro Brito (EFIZ), Elton Lopes (Batuque), Jandirson “Funuco” Duarte (Farense de SV), Élvio Medina (Tarrafal do Porto Novo), Filton Cabral (Praia Branca SN), Paulo Araújo (Morabeza da Brava), Ronilson Cabral (Relâmpago), Ivanilson Semedo (Celtic Praia).
Ainda: Erikson “Tutucho” (Botafogo), Flávio “Lairson” Oliveira (Académica da Boa Vista), Danilson “Mafia” da Veiga (Sporting da Praia), Jonatan Moniz (EPIF), Edson Moreno (Bairro), Lui3s Maurício (Valar de Lisboa), Rolando Évora (Belenense) e Roberto Teotónio (Ponta de Pon – São Vicente).
Vão disputar quatro jogos nesta fase eliminatória, sendo o primeiro hoje, contra a Libéria. Voltam a entrar em campo amanhã, 28 e no dia 30 de agosto, igualmente nos dias 1 e 3 de Setembro, defrontado as selecções de Libéria, Gâmbia, Guiné Conakri e Senegal, a contar para o Grupo B.
Já o Grupo A é composto por Mali, Mauritânia (anfitriã), Guiné-Bissau e Serra Leoa. Os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para as meias-finais que serão disputadas a 8 de Setembro. A final esta2 marcada para o dia 11 de setembro, próximo.
A comitiva de Cabo Verde é chefiada pelo primeiro Vice-Presidente da FCF, Inácio “Bala” Carvalho, e tem como equipa técnica, para além do selecionador Jorge Conceição, o treinador de guarda-redes Fernando “Tchabana” Carvalho, e o coordenador técnico Humberto Bettencourt, que é também treinador-adjunto da seleção sénior.