O troféu do torneio “50 anos da independência de Angola” em andebol masculino ficou em Luanda. A formação da casa venceu a congênere de Cabo Verde por 21 a 18 numa final equilibrada.
Mais dominante na primeira parte, Cabo Verde foi para o intervalo a vencer por 3 golos de diferença. Na baliza, Élcio Fernandes era um muro praticamente intransponível, com defesa de vários remates frontais.
A seleção cabo-verdiana começou a dar sinais negativos logo nos primeiros minutos da segunda parte, com a substituição de Élcio. Nos poucos minutos em que esteve no banco, Angola marcou dois golos consecutivos, um de penalti, muito por mérito do ataque da equipa da casa. Élcio regressou à baliza, mas não com a mesma performance demonstrada na primeira metade.
Angola chegaria, entretanto, ao empate aproveitando dois ataques sem guarda-redes dos “Tubarões”, situação que aproveitaram com sucesso nas duas ocasiões. Aos 19 minutos, os angolanos passaram a liderar o marcador por 17 a 16. Cabo Verde chegou ao empate e poderia passar a liderar se Dedê não tivesse perdido um livre dos 7 metros. Aliás, a equipa mostrou um fraco nível de eficácia no segundo tempo.
Empurrados pela claque, os angolanos imprimiram velocidade ao ataque, cerraram fileiras na defesa e acreditaram na vitória. Nos últimos minutos, a formação da casa garantiu a conquista do troféu por 3 golos de diferença. Além da taça, Angola ficou com o prémio do MVP da partida atribuido a Gabriel Sebastião.
O torneio foi disputado por Angola (seleção A e B), Cabo Verde e Marrocos.








