O Ministério do Mar e a associação da travessia a remo entre São Vicente e Santo Antão acabam de firmar uma parceria, no âmbito da “Remex 2023”, que está agendada para 05 de agosto. Onze atletas vão participar da 7ª edição desta que tem sido considerada uma grande prova de resistência física e psíquica.
Esta parceria acaba por ser uma resposta ao pedido de apoio lançado pelos promotores desta iniciativa que, em junho último, reclamaram mais apoios ao desporto náutico por parte das instituições públicas, com o argumento que estas modalidades têm boas perspectivas futuras. Esta sexta-feira, foi o próprio ministério do Mar, numa curta publicação na sua página oficial, este suporto.
“No dia 5 de agosto, 11 atletas seguirão viagem, a remo, a partir da praia da Lajinha, em São Vicente, rumo à Praia do Armazém, em São Antão. A travessia de 9 milhas marca a 7ª edição desta que tem sido considerada uma grande prova de resistência física e psíquica dos bravos remadores que cruzam o canal SV-SA”, refere o comunicado do MM, no término do encontro com o grupo.
Nesta edição, prossegue a mesma fonte, a Remex contará com o apoio financeiro e institucional do Ministério do Mar dentro daquele que tem sido a política de promoção dos desportos náuticos. “O compromisso foi firmado durante o encontro que o Ministro Abraão Vicente, manteve com a associação para inteirar-se da estrutura que suporta a prova e o programa desta edição.”
A edição 7 da Remex homenageia as instituições pioneiras na prova de remo/canoagem, que aconteceu no ano de 1994, sublinha.