Pub.
Desporto
Tendência

Real Sociedade e ADR Barraca disputam hoje final do nacional de basquetebol masculino

Pub.

O campeão nacional de basquetebol masculino será conhecido esta noite no confronto entre as equipas finalistas da Real Sociedade (S. Vicente) e ADR Barraca (Boa Vista). Estes emblemas alcançaram ontem o apuramento para a final após derrotarem o Prédio (Santiago Sul) e Bulldogs (Santiago Norte), respectivamente, numa noite desportiva intensa no polidesportivo de Oeiras, em Monte Sossego.

Este recinto recebeu ontem, sábado, duas partidas no mínimo estimulantes a contar para as meias-finais. A primeira colocou em campo Barraca contra os Bulldogs, num jogo caracterizado pelas quinadas. A vantagem no 1º round pertenceu a Barraca, já no segundo os Bulldogs reverteram o placar, mesmo após terem falhado 2 lances livres. Mas, as reviravoltas não ficaram por aqui: no 3º round Barraca começou a recuperar, enquanto os rapazes de Santiago Norte mantiveram um ataque consistente, com substituições para reforçar o ataque. No último e 4º round, o número 10 Isaías Monteiro fez a diferença, com a sua equipa a acelerar o ritmo e os Bulldogs a ficarem pelo caminho. O resultado final foi de ADR 75 x Bulldogs 65.

Publicidade

Hernâni Delgado, treinador dos Bulldogs, assumiu que a culpa foi de todos. Considera que a derrota foi resultado da falta de concentração, pois estiveram sempre preparados. Afirmou que se trata de uma equipa cheia de talentos e que mesmo que não tenham estado no seu melhor, “o plano é seguir em frente”. Ainda assim pensa que o torneio foi muito positivo.

Já o treinador da equipa vencedora, Syria John, partilhou que nunca subestimaram o adversário e que estavam preparados para mudar a estratégia a qualquer momento. Como não podiam competir em termos de dimensão, apostaram no aumento da intensidade e pediu sempre tempo para estimular a confiança dos jogadores. O nº 10 Isaías foi uma peça de destaque e admitiu que a jogada chave partiu do treinador, que aproveitou do estado psicológico do adversário para avançar.

Publicidade

A segunda partida conseguiu ser ainda mais intensa com o polidesportivo abarrotado de entusiastas enérgicos face a partida entre as rivais Prédio (Santiago) e a equipa da casa Real Sociedade. O jogo começou com Real logo à frente. Apesar das investidas da equipa do Prédio, conseguiu sempre aguentar a pressão e manter-se bem posicionado ao longo do jogo. A formação da cidade do Mindelo saiu do campo com uma vitória sobre o Prédio por 52 a 47.

Para Ivanildo Delgado, ganhar ao Prédio de Santiago Sul deve-se a união da equipa. Admitiu que essa vitória tem um sabor especial pois foi a equipa que derrotou o Real há 2 anos atrás no campeonato nacional. Nesse jogo estiveram incentivados e moralizados para mostrar a valia da equipa e ao mesmo tempo conseguir o apuramento para a final.

Publicidade

Andrea Lopes (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo