Desporto
Tendência

Quinze nadadores, incluindo uma mulher, na 6ª edição da “Volta a Djéu”

Uma dezena e meia de nadadores de S. Vicente, incluindo uma mulher, participam este sábado, 26 de setembro, na 6ª edição da “Volta a Djéu”, uma travessia a nado no percurso Lajinha-Ilhéu dos Pássaros-Lajinha. A prova é disputada em mar aberto e o seu único propósito é o desafio de percorrer os mais de 5 km. 

David Monteiro, um dos fundadores e o único a marcar presença nas seis edições deste desafio de natação, disse em entrevista ao Mindelinsite que, a organização da prova está a cargo da Associação Regional de Natação e conta com apoios instituições e empresas sediadas na ilha de S. Vicente, entre os quais do Ministério da Economia Marítima, Instituto Marítimo e Portuário, Guarda Costeira, Policia Marítima e da Remex. 

“Contamos com 15 inscritos, entre os quais uma mulher. Inicialmente eram duas mas, por outros factores, vamos ter apenas uma. A média de idade dos participantes oscila entre os 25 e os 40 anos”, explica este nadador, que destaca a participação de nadadores que estiveram em outras edições deste desafio de natação e também de alguns que participam pela primeira vez. 

De acordo com David Monteiro, esta é uma iniciativa surgiu entre um grupo de frequentadores da praia da Lajinha. “Fazemos esta travessia apenas pelo desafio da travessia Lajinha-Djéu-Lajinha. Não é de todo um concurso. No entanto, estamos a ponderar, nas próximas edições, inserir a componente competitiva. Ficaremos com os dois módulos: diversão e competição”.  

A par dos apoios já anunciados de instituições e empresas, este destaca o apoio do pessoal da Remex, constituído pelos salva-vidas que fazem a travessia anual para a ilha de Santo Antão e que, afirma, asseguram todo o apoio no mar. E ainda algumas embarcações particulares que, junto com a Polícia Marítima e a Guarda Costeira, garantem o apoio logístico ao desafio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo