Desporto

Quarenta atletas inscritos para disputar o regional de boxe em SV

Estão inscritos 40 atletas para disputar o campeonato regional de boxe de São Vicente, que acontece este final de semana no polivalente da Ribeira Bote. O presidente da Associação Regional da modalidade, Valdo Reis, explica que decidiram aliar o campeonato a uma causa social, pelo que a entrada será um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente entregue a uma organização de cariz social, à semelhança do que aconteceu em 2019 em que 212 quilos de alimentos foram entregues ao Lar de Idoso da Ribeira Bote.

Os combates vão acontecer na sexta-feira, sábado e domingo, entre atletas de quatro clubes: Comando da 1ª Região Militar, Clube Desportivo Fonte Francês, Sport Clube Ribeira Bote e Desportivo de Monte Sossego. “Temos 40 atletas inscritos, mas o número de participantes no campeonato regional ainda vai depender da pesagem e da inspeção médica. Mas esperamos um bom número a participar no campeonato regional”, refere Valdo Reis.

Será o terceiro torneio de boxe e um curso de arbitragem realizados pela associação em São Vicente no espaço de quatro meses, ou seja, desde a retoma das actividades desportivas pós-pandemia da Covid-19. Valdo Reis lamenta este curto espaço de tempo que restou para preparar a época, mas congratula com a realização agora do campeonato regional, a prova maior do boxe na ilha, e espera um nível competitivo elevado.

“Em 2020 não fizemos o campeonato por causa da Covid-19. A questão da qualidade era nossa preocupação na retoma das actividades porque o boxe não é como as demais modalidades em que quem sabe não esquece. O ritmo competitivo é muito importante. Se o atleta ficar uma semana sem treinar sente a diferença. Por isso, no primeiro torneio, constatamos a dificuldade dos atletas. Desde então, fomos comprovando melhorias. Acreditamos que estes atletas chegam agora ao regional com boa qualidade”, assegura.

Valdo Reis mostra-se igualmente optimista quando à “saúde” da modalidade na ilha do Porto Grande, lembrando que quando assumiu a direcção da associação, em 2018, conseguiram realizar o campeonato, mas com um número reduzido de atletas. No ano seguinte, em 2019, a prova teve a duração de dois dias e agora, em 2021, aumentou para três dias e com um número elevado de atletas inscritos. “Isto mostra que o boxe está de boa saúde na ilha e está a evoluir. Temos atletas inscritos em sete categorias no masculino. Infelizmente, no feminino, os atletas estão com o peso um bocadinho disperso e não poderão competir entre si porque temos de respeitar o regulamento internacional. Mas acredito que teremos um ou dois combates femininos.”

O presidente da Associação Regional de Boxe de São Vicente não tem dúvidas de que a modalidade está a crescer na ilha. A prova disso é que, neste momento, há cerca de 50 atletas pessoas a praticar boxe no Mindelo, sobretudo a nível masculinos. Mas nem todos ainda estão aptos para competir. “Temos estamos a trabalhar sobretudo no juvenil. A nossa aposta tem sido na formação. O nosso maior projecto é a implementação do boxe juvenil em São Vicente”, afirma Reis.

A semelhança de 2019, o campeonato regional de Boxe 2021 será em solidariedade a uma instituição de cariz social, que irá receber os alimentos arrecadados na entrada do polivalente da Ribeira Bote. A beneficiaria será decidia em reunião da direcção da associação a realizar-se nos próximos dias. O acesso ao recinto desportivo está condicionado a apresentação do Cartão de Vacinação com duas doses/BI e ao uso de máscaras.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo