Pub.
Desporto

Pracinha do Liceu Bedje vai receber a 7ª Gala do Desporto Cabo-verdiano

Pub.

A Pracinha do Liceu Bedje em São Vicente vai ser palco da 7ª Gala do Desporto Cabo-verdiano sob o lema “Promover o desporto, engrandecer Cabo Verde”, evento que reconhece aqueles que, ao longo do ano, a nível nacional e internacional se destacaram nas várias modalidades desportivas. A apresentação da gala aconteceu na tarde de hoje no Mindelo e contou com a presença de instituições públicas e privadas, federações e associações desportivas. A par da apresentação da gala, a Direcção Geral do Desporto e a CV Móvel rubricaram um protocolo de parceria.

De acordo com Vany Reis, este ano serão premiadas 16 categorias, desde Jornalismo Desportivo, Órgão de Comunicação Social, Jovem Promessa, Atleta Feminina Residente e na Diáspora, Atleta Masculina Residente e Atleta Masculina na Diáspora, Atleta Fair Play, Equipa ou Colectivo, Treinador, Árbitro ou oficiais de Arbitragem, Dirigente, Instituição parceira, Personalidade do Ano, Mérito Desportivo Alto Prestigio e Carreira.

Publicidade

A Gala está agendada para o dia 09 de Novembro e as nomeações partem, em primeira-mão, das federações desportivas existentes no país. A semelhança dos anos anteriores, a votação do júri terá um peso de 60 por cento e a do público de 40 por cento. Está prevista ainda uma vasta programação cultural, representando o melhor da cultura mindelense, a cargo da Câmara Municipal de São Vicente, garantiu Vany Reis, da organização desta gala. Esta garantiu ainda que está em negociação a transmissão em directo do evento na televisão por forma a que todos os cabo-verdianos tenham a possibilidade de assistir a distinção dos atletas.

Paralelamente, serão levados a cabo um leque de actividades em comemoração ao Dia do Desporto Cabo-verdiano, que é comemorado sempre no segundo domingo de Novembro. Neste sentido, estão previstas a realização de torneios das várias modalidades desportivas, um Conselho Nacional do Desporto, uma conferência de alto nível, uma corrida massiva, uma feira do desporto, de entre outras actividades, acrescentou.

Publicidade

Em relação ao protocolo, a directora da Região Norte da CV Telecom destacou o prazer de, mais uma vez, estar a assinar acordos com instituições ligadas ao desporto e lembrou que a empresa tem tido uma actuação acutilante e consistente no apoio ao desporto, quer através das associações ou das diferentes equipas, nomeadamente do futebol. I “É um dos pilares da nossa política de responsabilidade social, no desporto em concreto, embora estejamos também presentes na Educação, Saúde e Ambiente. Mas, não há dúvida, que o desporto tem sido uma área em que apostamos mais forte. É um prazer associar-se a DGD como patrocinador oficial e como parceiro tecnológico para fazermos uma grande gala”, frisou.

Já o director-geral do Desporto garantiu que é a sua instituição que se sente agraciada pelo envolvimento e compromisso desta empresa, que desde a primeira hora tem sido uma parceira do desporto nacional. Segundo Anildo Santo, é propósito do Governo anualmente descentralizar esta gala, que em 2016 aconteceu no Tarrafal de Santiago, em 2017 no Presídio em São Vicente e, em 2018, no Município do Porto Novo. “Todos foram feitos com grande gabarito e com um sucesso estrondoso. São Vicente não fará diferente. Queremos que, cada vez mais, esta gala seja também um produto turístico para que mais pessoas possam vir ver esta gala, que vai marcar não só o desporto, mas também a vida desta ilhas.”

Publicidade

Coube ao vereador do Desporto apresentar as boas-vindas a este evento. Numa curta intervenção, Anildo Jesus garantiu que a promoção do desporto está, cada vez mais, no centro das preocupações e das políticas da Câmara Municipal e das diversas instâncias da sociedade civil. Quanto a escolha de São Vicente para a realização da Gala do Desporto 2019, de acordo com este autarca, não poderia ser mais feliz, tendo em conta que se está no ano do centenário da equipa campeã nacional de futebol, o Mindelense, que tem uma história fabulosa no panorama nacional.  

 Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo