O plano de oficialização da modalidade de Futsal na cidade do Mindelo será esta tarde apresentado no Centro de Estágio, com o apoio institucional da Associação Regional de Futebol de S. Vicente e aval da FCF. Segundo Edy Cruz, S. Vicente está a dar esse pontapé de saída, mas o objectivo é alargar a iniciativa às demais ilhas de Cabo Verde, visto ser um desporto praticado em todos os recantos do país.
No caso de S. Vicente, foi criado um núcleo dinamizador composto por cinco pessoas e os devidos departamentos de apoio. Os mesmos integram treinadores, futebolistas, membros da Liga Universitária e organizadores de eventos desportivos, todos sintonizados num único objectivo: oficializar o futsal.
A perspectiva é levar a modalidade a entrar num outro patamar competitivo e organizativo. “Queremos passar a organizar provas oficiais e isso irá implicar a necessária adaptação organizativa das muitas equipas e clubes existentes em S. Vicente”, diz Edy Cruz. Este membro do núcleo dinamizador assegura que irão dar apoio às equipas nos trâmites legais para que possam participar nas competições oficiais.
Se tudo correr como planeado, o primeiro teste oficial será no mês de julho deste ano com a disputa da Taça de S. Vicente. Este torneio, a ser organizado pela Liga de Futsal de S. Vicente, vai possibilitar aos organizadores testar os pontos fortes e fracos para arrancarem com o primeiro campeonato regional em janeiro de 2023. Este passo, segundo o nosso entrevistado, vai possibilitar um crescimento qualitativo da modalidade e permitir a participação de Cabo Verde nas provas internacionais.
A Liga de Futsal de S. Vicente, acrescenta-se, será responsável pelas competições e outras iniciativas oficiais e irá funcionar como um departamento autónomo da ARFSV.